Prolapso de Válvula Mitral

Cardiopatia Congênita em Adultos
Prolapso de Válvula Mitral

O PVM refere-se a protusão ou prolapso de parte da válvula mitral para dentro do átrio esquerdo, durante a sístole, quando a válvula mitral deveria estar fechada.

A Síndrome do Prolapso,também chamada de Síndrome do sopro clique sistólico é uma síndrome clínica que inclui o PVM, regurgitação mitral, e/ou válvula mixomatosa ou espessada. As manifestações clínicas do PVM podem ser bastante variáveis.

O PVM é uma das anormalidades das válvulas cardíacas mais comuns. A maioria das fontes relata uma incidência de 3% a 5%, com uma predominância feminina 2:1. O diagnóstico é clínico (exame físico) e confirmado pelo ecocardiograma. (achados mais comuns: folhetos da válvula mitral mixomatosos ou espessados e regurgitação mitral).

Muitos pacientes com PVM são assintomáticos. Os sintomáticos podem apresentar uma variedade de sintomas inespecíficos, como fadiga, palpitações, ansiedade, síndrome de pânico, dor torácica e arritmias. A dor torácica, geralmente é atípica para doença coronariana, e tende ser em pontada ,prolongada, e sem relação com o exercício.

Como conduzir, clinicamente, os pacientes com PVM:

A - Pacientes assintomáticos, sem regurgitação mitral, arritmia ou alterações eletrocardiográficas, devem ser tranqüilizados, devido ao seu prognóstico favorável.Repetir o Ecocardiograma há cada 3 anos.
B – Pacientes com PVM e regurgitação mitral, devem ser acompanhados a cada 6 a´12 meses e fazer a profilaxia da Endocardite bacteriana, com antibióticos, antes de qualquer procedimento cirúrgico, principalmente tratamento dentário.
C – Pacientes com |PVM e regurgitação mitral, com palpitações e dor torácica, podem ser beneficiar com o uso de betabloqueadores cardioseletivos.
D - Pacientes com PVM e regurgitação mitral, com tonturas, síncope, arritmias graves, devem ser submetidos ao estudo eletrofisiológico.

About these ads

179 respostas para Prolapso de Válvula Mitral

  1. LI VARIAS PERGUNTAS E IDENTIFIQUEI VARIOS SINTOMAS IDENTICOS AOS MEUS..
    AQUI MESMO ..VI A INDICAÇÃO DO DR. RUI PARA LERMOS O ARTIGO SOBRE ANSIEDADE.
    EU LI E POSSO AFIRMAR QUE ME ESCLARECEU MUITO E QUE AUTOMATICAMENTE PASSANDO A ENTENDER O QUE ACONTECE REALMENTE COM UM “PACIENTE” DE PROLAPSO DA VALVA MITRAL MINHA ANSIEDADE DIMINUIU PRATICAMENTE A ZERO.
    INFORMAÇÃO É SEMPRE O MELHOR CAMINHO ..PUDE A PaRTIR DA LEITURA DO ARTIGO CONVERSAR MELHOR COM MEU CARDIOL. ..FIZ VARIOS EXAMES E ESTOU BEM SEGURA QUE A VIDA PODE SEGUIR NORMALMENTE.
    OBRIGADA DR.RUI…ACONSELHO AS PESSOAS A LEREM COM ATENÇÃO ..MUITO DOS SINTOMAS SÃO CAUSADOS PELA ANSIEDADE.
    MEU CARDIOL. INDICOU LIBERAÇÃO DE SEROTONINA ATRAVEZ DE EXERCICIOS FISICOS E ALIMENTAÇÃO QUE EVITE REFLUXO ESOFAGICO.
    GLAUCIA P. DE ROSA

  2. Elisangela,fique tranquila o PVM é uma cardiopatia congênita e sem repercussão hemodinâmica, a gestação é normal. Felicidades.

  3. elisangela cardoso koslowsky disse:

    boa tarde dr rui há 3 anos descobri que tenho prolapso da valvúla mitral antes não me incomodava mas agora estou grávida no 4 mês e ando sentindo muita falta de ar e dores no peito já fui parar tres x no hospital por causa desses mal estar os médicos dizem pra mim não se preocupar mas estou com muito medo de que isso piore e aconteça algo comigo e com meu bebe por favor me de uma resposta sou uma mãe aflita e com muito medo desde ja agradeço um abraço..

  4. Claire, PVM é uma cardiopatia congênita, portanto um dos Ecocardios esta com a interpretação errada.Bradicardia sinusal durante o sono é fisiológico.( normal),como também o descenso da pressão arterial.Com asma brônquica não pode usar betabloqueador cardiosseletivo. O Diltiazem ( cardizem ) é uma ótima indicação terapêutica. Os broncodilatadores e a própria Asma brônquica são as causas mais comuns de taquicardia sinusal e extrassístoles ventriculares.Leia, em Colaboradores o artigo: PVM. Mantenha um acompanhamento clíníco, com um Pneumologista.

  5. Claire disse:

    Dr., descobri no final do ano passado que tinha PVM de 1 folheto com degeneração mixomatosa e regurgitação mitral, nessa época sentia mta taquicardia e comecei a fazer uso do cardizen.
    Esse ano fiz outro ecodoppler e o resultado foi PVM dos 2 folhetos, degeneração mixomatosa, regurgitação mitral e tricúspide. Tb percebi um aumento de quase 40g no ventrículo esquerdo.
    Fiz um Holter que acusou uma taquicardia sinusal inapropriada, extrassístole ventricular isolada e bradicardia durante o sono (49 bpm).
    No MAPA a minha pressão foi normal, com 4 picos de aprox. 14/9 e 2 vezes a pressão chegou a 104/41, durante o dia e durante o sono.
    Ando bem preocupada pq tb sou asmática e não posso usar qualquer medicamento pro coração. Tenho c/ certa frequencia alguns episódios de síncope e pré-síncope e isso tem me deixado muito aflita.
    O que esses achados signficam? Existe correlação entre eles?
    Muito obrigada, esse espaço é muito esclarecedor! Parabéns pelo empenho.

  6. Wilson Soares, muito feliz com os comentários.
    Um grande abraço.
    Rui Peixoto e Colaboradores.
    Em tempo, extensivo ao Dr. Sergio Pacheco.

  7. Anônimo disse:

    Dr. Rui Peixoto, que Deus o ilumine nesta linda missão de ajudar ao seu próximo, dirimindo duvidas com responsabilidade e amor.Li as mais diversas orientações, sou paciente de um grande cardiologista e fraternal amigo Sérgio Pacheco, assim como, o nobre conselheiro a quem rendo minha admiração e respeito.Sou de Natal/RN.
    FraternaLmente,
    Wilson Soares.

  8. Juliano, leia em Colaboradores os artigos: Prolapso de Válvula Mitral e Transtornos de Ansiedade. Indicamos, dois exames para avaliar o PVM arritmogênico: Teste Ergométrico( eletrocardiograma de esfôrço- programação de exercícios) e Holter- eletrocardiografia dinâmica( eletrocardiograma das 24 horas- avaliação das extrassístoles ventriculares).Consulte um cardiologista.

  9. Juliano disse:

    Olá, Dr. Tenho prolapso, meus sintomas são, arritimia (o coração fica acelerado e demora a voltar ao normal, isso ocorre sempre que faço um esforço fora do comum, como jogar bola. Isso piorou depois que parei com a academia, agora tem vezes que sem fazer nada de diferente tenho esses sintomas, como arritimia, parece que amortece a gengiva,um pouco de tontura e bem pouco falta de ar, meu caso é para cirurgia? gostaria de trocar e-mails com o senhor.
    Obrigado.

  10. Liva Freitas, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de Válvula Mitral. O PVM sem repercussão hemodinâmica, vida normal. PVM arritmogênico (Palpitações e Extrassístles Ventriculares) indicação de betabloqueador cardiosseletivo.
    Consulte um cardiologista. Em tempo, leia em Colaboradores o Artigo: Transtornos de Ansiedade.

  11. Ellen, a fibrilação atrial pode ser paroxistica ou sustentada.
    Leia, em Colaboradores o artigo: Para que serve o eletrocardiograma, e entre em contato com o site do autor.
    Em tempo, a paroxetina (antidepressivo com ação ansiolítica) pode ser usada junto.

  12. Maria Judith Gomes e Silva, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de Válvula Mitral. Sem repercussão hemodinâmica, controle clínico anual. Fique tranquila.

  13. Livia Freitas disse:

    Boa tarde Dr. Rui. Sinto palpitações desde os 15 anos de idade. Há pouco mais de 6 anos fui fazer um eletrocardiograma, eco e Dopler no qual descobri que tenho PVM. A Conclusão no exame foi a seguinte: Contratilidade Preservada, discreta redução da abertura mitral sem repercussão hemodinamica (sequela de atividade reumática?). PVM sem refluxo e sem sinais de degeneração mixomatosa da valvula mitral. Ausência de trombos, tumores ou hipertensão pulmonar.
    Sinto todos os dias palpitações, arritmias, não sei a palavra correta. Sinto muito medo de morrer, tenho depresão e sindrome do pânico. Me alivie, me esclarecendo que essa PVM não é grave. Posso ter um ataque? E dormindo? Já senti que quando estou quase para dormir sinto batedeiras, se acontecer comigo dormindo? Estou desesperada, aguardo resposta. Que Deus o abençoe. Obrigada.

  14. Kelly, o PVM e o Bloqueio de Ramo direito são congênitos. A regurgitação mitral e tricúspide sem importância clínica, acompanhamento clínico anual. Leia em Colaboradores o Artigo: Prolapso de Válvula Mitral. Fique tranquila.

  15. Ellen disse:

    A taquicardia súbita, que vem e termina do nada, é perigosa? Qual a melhor coisa a se fazer na hora?
    E o remedio Ritmonorm tem muitos efeitos colaterais no início do tratamento? Estou tomando há uma semana e ainda sinto as palpitações e a sensação de que vou ter uma taquicardia logo depois dela. E a Paroxetina pode ser tomada junto? Meu médico receitou mas ainda nao comecei, porque na bula diz que tem algumas interações.

  16. 28-04-2010
    Doutor,fiz uma avaliaçao cardiológica neste mês de abril.Gostaria de saber com mais detalhes sobre : Discreto prolapso do folheto anterior da valva mitral e Fluxo turbbulento em uma area do AE compátivel com regurgitaçao mitral leve.Obrigada.

  17. Andre, O PVM é uma cardiopatia congênita, comum na população adulta. Sem repercussão hemodinâmica é assintomática (sem sintomas). A manifestação mais comum do PVM são a extrassístoles ventriculares. Para a tua tranquilidade faça um Teste Ergométrico (eletrocardiograma de esforço), para avaliação de dor toracica, não coronariana e programação de exercícios.
    Leia, em Colaboradores os Artigos: Prolapso de Válvula Mitral, Transtornos de Ansiedade e Dor Précordial.
    Continue, conversando com o teu cardiologista. Fique tranquilo.

  18. gissele, insuficiência mitral e I. tricúpide sem repercussão hemodinâmica, vida normal.Acompanhamento cardiológico anual. Fique tranquila.

  19. gissele disse:

    doutor meu marido teve diagnostico de insuficiência mitral discreta, insuficiencia triscupide discrte e ausencia de repercussão hemodinamica ao exame, o que tudo isso significa é grave qual é o tratamento nesse caso ou ele será submetido a cirurgia!!! ,muito obrigado

  20. André disse:

    Dr. Rui, tenho 17 anos e em fevereiro fiz um exame(tipo ultra som, que mostra o coração) e lá mostrava que eu tenho o PMV. O meu Cardiologista disse que de 5 a 7% da população tinha isso, mas que eu não me preucupasse que não era grave. Algum tempo depois(31/3), durante a aula… fui apanhar uma borracha no chão e quando fiz o movimento pra voltar a posição normal… senti uma pontada forte no peito e uma certa dificuldade de respirar(já tinha acontecido isso outras 3 vezes, mas com bem menos intensidade)… fiquei mal nesse dia e no outro acordei com dor também e resolvi procurar um médico. Fiz um eco, exame de sangue(enzimas) e deu tudo normal… só que a dor continuava. O médico passou um remédio via oral e eu fiquei lá em observação, só que não passou… depois tomei injetavel na veia… só que também não passou completamente.

    Passei todo esse tempo com a dor me incomodando, umas vezes mais forte e outras mais fracas…

    Sábado(10/4)eu acordei sem dor alguma,

    Só que no domingo, voltou… com menos intensidade, mas continua incomodando até o exato momento(14/4)

    Ontem(13/4) voltei ao cardiologista que detectou o PVM eu mim, contei tudo isso pra ele…

    Ele disse que é normal essas dores no peito, e que uma vez ou outra pode dar e que será pra vida toda

    Mas, enfim… o que eu queria saber é:

    É normal esse tempo todinho sentindo essa dor ? fico preucupado, as vezes estou dormindo e falta ar… perigoso

    Não existe um meio de curar ou pelo menos tratar essa dor pra que ela passe, sem que eu me torne dependente de remédios ?

    Dr Rui, agradeço se o Sr. puder responder as minhas dúvidas… Obrigado!

  21. Jessica Souto, leia em Colaboradores os Artigos: Prolapso de válvula mitral e transtornos de ansiedade.Vida normal.

  22. Adriana, leia em Colaboradores os Artigos: Prolapso de válvula mitral e Transtornos de ansiedade. Consulte um cardiologista.

  23. Jéssica Souto disse:

    Bom dia Doutor… Gostaria de tirar uma dúvida! Tenho 25 anos e há alguns meses venho sentindo sintomas como: dor no peito, falta de ar e palpitação, algumas vezes com alteração da pressão. Procurei um cardiologista (q por ética, não citarei o nome)e este me pediu para realizar alguns exames. No HOLTER foi identificado extra sístole atrial isolado, e no DOPLER PVM sem degeneração mixomitosa e regurgitação mínima. Minha dúvida é que meu cardiologista não me passou nenhum medicamento, nem disse que teria q fazer acompanhamento como li no seu artigo. O problema é q continuo sentindo os sintomas cada vez mais frequentes! O que me aconselha? Procurar uma segunda opinião??? Obrigada por me ajudar!!!

  24. Brunna Luisa, não tem nenhum problema usar lipless e a vacina gripe A. Em nosso Serviço, só usamos medicação para triglicírideos elevados, acima de 500. Até 500 Dieta. Leia, em Colaboradores o Artigo: Prolapso de Válvula mitral.

  25. Bom dia, tenho 25 anos e há alguns meses venho tendo problemas relacionados a palpitações, falta de ar, do no peito e algumas vezes pressão alta.
    Procurei um cardiologista e estou fazendo alguns exames, no HOLTER foi identificado extra sístole atrial isolado e no DOPLER PVM sem degeneração mixomitosa, com regurgitação mínima. Só que meu cardiologista não me receitou nenhum tipo de medicamento, nem disse que deveria fazer um acompanhamento… só que tenho sentido os sintomas cada vez mais frequentes e fortes… durmo e acordo na madrugada passando mal. Esse procedimento é normal? O que me aconselha??? “Estou com medo!”

  26. adriana disse:

    olá doutor estou apavorada, fiz ontem um eco e o resultado final deu prolapso da valvula mitral com regorgitação em grau discreto.. estou em pânico por favor me de um esclarecimento, ando sentindo uma dor leve do lado esquerdo e um acerelamento mas não frequente, o que eu faço, tenho risco de enfartar, tenho 2 filhos e 33 anos me ajude.. obrigada

  27. Brunna Luisa disse:

    Dr Rui, descobri a quase 1 ano que tenho PVM, gostaria de saber se tem algum problema em usar o medicamento lipless receitado pelo meu endocrinologista, pois o meu triglicerideo está alto(266). E se posso participar da vacinação da gripe A, por ter essa cardiopatia.

  28. Rosangela, a cefaléia (dor de cabeça) é uma das manifestações mais comuns de Transtornos de ansiedade. (afastar enxaqueca primária, discopatia cervical, sinusite etc.. menos o PVM.) Leia, em Colaboradores o Artigo:Transtornos de Ansiedade.

  29. Agradeço o esclarecimento quanto ao diagnóstico de PVM , porém gostaria de saber se as dores de cabeça frequentes que minha filha apresenta, poderá estar relacionada a essa anomalia congênita , pois como esclareci anteriormente, ela já foi ao neurologista e cardiologista ,mas na conclusão final as dores de cabeça ficaram por conta do PVN .
    Dr. Rui , dores de cabeça faz parte do quadro de PVM? Por favor me esclareça , mesmo que eu já tenha lido o artigo .
    Atenciosamente , Rosângela Simões .

  30. Rosélia, disfunção diastólica (relaxamento do ventrículo esquerdo), sinal ecocardiográfico inicial de hipertensão arterial (pressão alta) ou estenose aórtica leve.
    Fique tranquila. Converse com o seu cardiologista.

  31. roselia disse:

    eu gostaria de saber que esta doença e perigosa disfunçao diastolica do ve grau1

  32. Paulo, leia em Colaboradores os Artigos: Transtornos de Ansiedade e Palpitações. O atenolol é um betabloqueador com ação bradicardizante (Bradicardia sinusal).

  33. Michael disse:

    Bom dia Dr. A um periodo de 2 anos descobri que tenho PVM, estou com 22 anos, realizei alguns exames que diagnosticaram o problema, e na maioria das vezes os sitomas como, desparo no coração e falta de ar são presentes com mais frequência quando vou dormir e quando vou abaixar!
    Gostaria de saber se há uma explicação para isso!?
    Bom. Tenho uma rotina de exercicios físicos durante meu dia, e gostaria também de saber se a corrida, pode prejudicar em algo, sendo que na hora que estou correndo além dos batimentos cardiacos almentarem, não me sinto mal e nem apresento sintomas.
    Gostaria de saber o que o Dr. tem a me diser.

    Grato.

  34. Leticia, leia em Colaboradores o Artigo: Prolapso de vávula mitral. No presente estudo o teu PVM é sem repercussão hemodinâmica (insuficiência mitral). Fique tranquila. Consulte um cardiologista.

  35. Leticia disse:

    Dr.,fiz um ecocardiograma uni e bidimensional com doppler.
    comentários:
    paciente em ritmo sinusal.
    cãmaras esquerdas:
    vetriculo esquerdo comcontratilidade segmentar e global nomais,apresentaparãmetros de função sistólica e diastólicas consevadas.
    Átrio esquerdo diâmetro normal.
    Aorta ascendente de diâmetro normal.
    CÂMARAS DIREITAS:
    Ventriculo direito com dimensões normais,não evidencia alterações de contratilidade.
    Átrio direito de dimensões normais.
    VALVAS:
    valva mitral:Polapso folheto anterior,sem sinais de refluxo ao estudo com doppler.
    VALVA tricúpide:morfologicamente normal,sem sinais de refluxo ao estudo com doppler.
    VALVA Aórtica:morfologicamente normal,sem sinais de estenose ou insuficiência ao estudo com doppler.
    VALVA Pulmonar:morfologicamente normal sem sinais de refluxo ou estenose ao estudo com doppler.
    PERICÁRDIO:
    pericárdio normal
    CONCLUSÃO
    -Prolapso valvar mitral.
    Dr eu tenho o PVM? ESTE É O MEU EXAME ESTOU AFLITA!!! ME CONFORTE MEDE O RESULTADO!!!OBRIGADA POR OLHAR POR MIM BJS!!!!

  36. Rosangela Simões, a cardiopatia congênita mais comum em mulheres é o PVM. Fique tranquila. A cefaléia (enxaqueca? congênita?) não tem nenhuma relacão com o PVM.
    Consulte um cardiologista, com experiencia em cardiopatias congênitas, em adolescentes e adultos.

  37. Carlos, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de válvula mitral.A indicação de cirurgia na insuficiencia mitral severa, secundária ao PVM é um assunto contraverso. Escute uma segunda opinião de um Cardiologista, com experiencia, em Cardiopatia congênita em adultos

  38. Carlos disse:

    Olá tenho uma amiga que possui pvm e o médico dela disse que a doença se agravou muito e desacreditou ela de cura dizendo que ela pode viver pouco tempo gostaria de saber o q devo fazer procurar outro medico convence-la a fazer a cirugia, qual o risco da cirurgia é muito grande sei que toda cirurgia a riscos, e se o medico precipitou em dar um diagnostico desse dizendo que pode ficar um dois dias um mes viva? desde ja agradeço

  39. Minha filha tem 13 anos e desde o ano passado apresentou tonturas , aperto no peito e dispneia, porém o fato ocorreu três vezes . No inicio levei ao neurologista e foi realizado uma tomografia sem contraste e que teve por conclusão : dentro dos padrões da normalidade, apesar de apresentar cefaleia com frequência .Ao levar ao cardiologista foi solicitado um ecocardiograma que teve por conclusão : Prolapso da valvula mitral . A profissional relatou que não teria tratamento e era uma anomalia congenita. Ao ler o artigo constatei os sintomas , porém gostaria de saber se é um caso preocupante e quais as consequências que poderão ocorrer . Agradeço o espaço e espero um maior esclarecimento . Ateciosamente , Rosângela Simões .

  40. Paulo disse:

    EU sinto dores no peito,palpitações,coração acelera de vez em quando,muita falta de ar,tontura,tem vez que parece que vou morrer, dor nos dentes e tem vez que quando levanto fico tonto e o coração acelera,a cardiologista me passou o atenalol tomei ele uns dias pra arritmia,mas depois que fiz o holter e o ecocardiograma um outro cardiologista falou pra eu parar de tomar o atenolol,nos exames acusaram braquicardia e arritimia sinusal em alguns periodos e tambem regurgitração mitral minima.
    O que pode ser essas dores no peito e falta de ar ,será que é bom fz os exames denovo,e corro algum risco de morte ?
    Desde ja obrigado

  41. Marlene, leia e Colaboradores o Artigo: Prolapso de válvula mitral.( e alguns comentarios sobre esta cardiopatia congênita, comum, em mulheres adultas)

  42. Marlene disse:

    Eu tenho PVM gotaria de saber se o uso de INDERAL (Cloritrato de propanalol) 10mg é correto?
    Pois sinto que quando tomo sinto dores abaixo do coraçao . é normal , ou o remédio pode não estar dando certo?

  43. Cristina, leia em colaboradores os artigos: Prolapso de Válvula Mitral e Transtornos de Ansiedade. Não usamos propranolol, usamos betabloqueadores cardiosseletivos. Converse com o seu cardiologista.

  44. cristina disse:

    Boa Noite, Dr.

    Descobri recente atraves que tenho prolapso da válvula mitral com refluxo minimo. Fui em dois cardiologista, o primeiro me disse ~que não há necessidade de nenhuma medicação, porém o segundo me receitou PROPANOLOL 40 mg. Tenho sintomas de ansiedade,insÕnia, palpitações, aperto no peito, e o que mais está me incomodando , é quando me alimento, sinto tontura, o ritmo do meu coração altera bruscamente. O que devo fazer. por favor me oriente pois estou com medo de tomar esse rémedio.
    Cristina

  45. Elisangela Rodrigues, o PVM é uma cardiopatia congênita( nasceu com o PVM). Leia em Colaboradores os artigos: Transtornos de Ansiedade e Prolapso de valvula Mitral.

  46. Elisangela Rodrigues disse:

    Bom dia, Dr!

    Tenho prolapso e trabalho a 03 anos no setor de licitação de uma empresa privada, o nivel de pressão é muito grande e diariamente to me sentido muito mal. com fortes dores de cabeça, falta de ar, dores no peito e ultimamente tenho a sensação que vou desmaiar isso diariamente.
    Quem tem prolapso pode trabalhar sobre pressão constante?

  47. fernanda porto, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de válvula mitral.

  48. Bom dia doutor, detectei em um exame a mais de um ano atras o pvm com regurgitaçao minima, fiz o uso durante 1 ano de bezetacil 1200, fazia exercicios em hidroginastica e sentia muita fadiga e fazia um esforço muito grande, e de vez em quando o aceleramento das batidas.
    tenho 30 anos. nao fumo, bebo, sem filhos.
    Obrigado

  49. Euda Barreto, leia em Colaboradores os artigos: Prolapso de válvula Mitral e Transtornos de Ansiedade. Usamos betabloqueador no PVM quando apresenta arritmia ventricular.( palpitações) Converse com o seu cardiologista.

  50. euda barreto disse:

    Dr Ruy Peixoto
    bõa noite o mes passado pela noite sentir me mal com enjoo vomito dor no peito dor nas costas dormencia no braço esquerdo fui ao cardiologista fiz o eco comprovou prolapso de valvula mitral discreta o medico me receitou o atenalol 25mg mas continuei sentindo os mesmos sintomas procurei outra cardiologista ela falou quenão havia necesidade de tomar atenalol me receitou outros medicamentos para labirintinte estou tomando mas gostaria de saber se estou correta e se a alimentação pode ser normal ou tenho que mudar.muito obrigadao Deus abençõe.

  51. Priscila Lima, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de válvula mitral.

  52. Priscila Lima disse:

    Dr. Rui Peixoto
    fui fazer o ecocardiograma e resultou que apresento Prolapso da valva mitral com degeneração mixamitosa e escape discreto… gostaria de saber o grau dessa descrição e se tem algum tipo de consequencia. Obrigada!

  53. Viviane disse:

    Dr. Rui, muito obrigada pela rápida resposta, e agradeço por todos os internautas que tiveram suas dúvidas solucionadas e foram tranqüilizados pelo senhor. Seu trabalho é muito especial, e o cuidado em responder pacientes que não são seus é de muita sensibilidade, é admirável. Parabéns, que Deus o abençoe!

  54. Luiz Henrique André, leia em Colaboradores os artigos: Prolapso de válvula Mitral e Transtornos de Ansiedade.

  55. Viviane, o uso de antibiótico, é para prevenir a Endocardite Bacteriana, nos portadores de PVM. Desde uma extração dentária, pequenas cirurgias e o parto.( Raramente, ocorre.Não tenho nenhum caso de Endocardite bacteriana, nos meus pacientes com PVM).Fique tranquila, que o cardiologista vai te orientar.( se prescreve o antibiótico 3 dias antes de qualquer procedimento cirúrgico.)

  56. Viviane disse:

    Olá, dr. Rui!
    Descobri que tenho prolapso na válvula mitral há alguns anos, e minha cardiologista garantiu que é uma coisa simples, vida normal. Mas agora estou grávida e a obstetra pediu que eu fosse novamente ao cardiologista porque posso precisar de medicamentos ( antibióticos) no parto. Há algum cuidado durante a gestação e o parto?
    Obrigada!

  57. Luiz Henrique André disse:

    Olá Dr. Rui Peixoto…

    A mais ou menos quatro meses eu apresentei epsódio de extra sistole ventricular, eu tenho Prolápso da Válvula Mitral e engordei de 92 Kg para 110 Kg, eu gostaria de saber se há alguma relação com esses eventos a minha extra sístole.

  58. Eliane Chiari, leia em Colaboradores o artigo : Prolapso de Válvula Mitral. Faça um teste ergométrico para avaliar a sua capacidade física.

  59. Lilian Pinto, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de Válvula Mitral.

  60. olá boa noite.
    dia 05/11/09 fui fazer um ecocardiograma, e constou que tenho prolapso da valva mitral com regurgitaçaõ discreta, a minha preocupação é que sou professora de ginástica e danças dou aula de 2ª a 6ª faço muita atividade física,
    Dr. tenho que parar com as atividades físicas ou só me cuidar com o0 antibiotico que meu cardiologista me receitou?
    obrigado pelo espaço.

  61. LILIAN PINTO disse:

    Bom Dia DR.RUI PEIXOTO fiz o exame de ecocardiograma e detectou PVM.
    agora dia 20/11;2009 e eu sinto muitas dores as vezes as dores sao muito fortes…
    To fazendo vou começar o tratamento hj e espero que o meu medico passe os remedios, tambem deu neorite inter-costal inflamação no nervo abaixo do peito,ta melhorando.
    Mas as dores fortes deve ser o PVM E DOI MUITO.. e ajude..

  62. Nicilene, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de Valvula Mitral. Em presença de palpitações no PVM usar betabloqueador. Leia, também em colaboradores o Artigo:Transtorno de Ansiedade.

  63. Ana Paula, leia em Colaboradores o Artigo Prolapso de válvula mitral. Fique tranquila.

  64. Ana disse:

    Boa noite Dr. Rui.
    Minha mae fez um exame de ecocardiograma transtorácico com doppler e a conclusão foi “Regurgitação mitral mínima ao Doppler. Padrão que pode ser observado em normais”. O que isto significa? O tratamento tem bons resultados?
    Grata pela atenção. Um abraço.

  65. MIRIA disse:

    Boa Tarde.
    Nem sei como começar digitar, só de saber da resposta que posso ter ja quase morro de ansiedade e muito medo….a 9 anos atraz quando fui fazer uns exames de gravidez o médico pediu pra eu passar no cardiologista e o resultado foi prolapso valvula mitral e arritia sinusal, nunca tive problema nenhum, só que de uns 15 dias pra ca estou sentindo umas coisas estranhas , vou ao médico ele diz que não é nada , chego tremendo, falta de ar , papitações só de pensar em ir ao médico ja quase morro do coração de ansiedade, começei fazer tratamento com psicólogo , pois tenho ansiedade ao extremo, medo de morrer, acho que tenho todas as doenças do mundo, sou separada a 4 anos convivi com meu marido tendo problemas com drogas e fiquei 12 anos sofrendo , minha filha sofreu um acidente quando tinha 5 anos , hoje não consigo me relacionar com ninguem, quero sempre estar sozinha, estou muito preocupada com tudo isso, mas morro de medo de ir ao médico , será que teria que fazer outro eletro, mesmo sabendo que deu estes resultados PVM ?? o que faço , não posso nem ouvir ninguem dizendo de alguem que tenha doença perto de mim, que ja fico nervosa, com gelo na barriga que eu possa ter a mesma coisa….ultimamente não tenho mais paz, fico o dia todo fuçando na internet os sintomas de cada doença pra saber se é igual a minha, não consigo mais trabalhar ja vai fazer 1 semana que não vou pra faculdade , com medo de passar mal e fazer feio perto de minhas amigas, quando fico bem , ja penso na próxima crise que posso ter, tremedeira,palpitações,moleza no corpo……estou desesperada……me ajudem (desculpe-me escrever tatnta coisa, mas preciso desabafar)

  66. ANa Paula disse:

    Ola, o meu esposo fez o eco,e deu que ele tem Prolapso na valvula mitral e tambem presença de um tendão fibromuscular longitudinal cruzando a cavidade do VE,pois ele sente dores constante no peito e o mesmo as vezes fica enchado.Queria saber se isso é gave e como devo alerta-lo?PQ ele fez os exames mais ficou com medo de leva-los para o médico ver.obrigado e fique com Deus

  67. Nilcilene Paula de Aguiar disse:

    Olá dr. Ruy bom dia!
    tenho 30 anos e desde os 17 vivo c/ esses sintomas horríveis,falta de ar,palpitação,cansasso físico e estresse.
    sempre ia parar no hospital e os médicos faziam eletro e diziam que eu não tinha nada ,só que os sintomas sempre continuaram em 2007 fiz o eco color-dopper cardíaco,e a conclusão do exame foi critérios limítrofes para prolápso mitral com regurgitaçaõ mitral leve.
    e o médico disse que eu nasci c/ isso ,mas que não ia morrer disso,a minha maior preocupação é que ele não passou nehum medicamento e os sintomas a cada dia aumenta só que agora diferente do início dos sintomas sinto muita arrítmia é como se o coração parasse por alguns segundos.
    uma sensação horrível,o coração muda o rítmo.
    fui em outro cardio o Dilacoron,e não estou vendo efeito.
    por favor me ajude.

  68. Priscila Cardoso, leia em Colaboradores o Artigo: Prolapso de válvula mitral. Anestesia geral sem contra indicação. Porque não conversar com o seu cardiologista?

  69. Claudia, leia em Colaboradores o Artigo: Prolapso de Valvula Mitral. |

  70. Fabiana, leia em colaboradores o Artigo: Prolapso de Válvula Mitral.Consulte um Cardiololgista.

  71. Fe Gomes, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de Válvula Mitral. Consulte um cardiologista.

  72. fabiana disse:

    fiz um ecocardiograma constatou prolapso na valvula mitral insuficiencia mitral efiz um ecg de repouso deu ritmo sinual alteracao da repolarizacao ventrcular na parede inferior. O que isso afetará em minha vida? Que cuidados tenho que ter para que não agrave mais essa doença?

  73. fe gomes disse:

    ola tenho prolapso na valva mitral desde q nasci (antes tinha um pequeno sopro que sumiu com nataçao) e tenho tido falta de ar, dor no torax pressao, e as vezes quando ando muito , subidas me da uma certa tontura e falta de ar, as vezes minha pressao sobe 14por 8 ou cai , isso tem haver com o disturbio ou nao…obrigada

  74. claudia disse:

    sou claudia a 4 anos e tal descobri que tenho prolapso mitral sinto muita dores de peito, fadiga e dores de costas e o meu medico disse que nao pode me dar nenhum remedio pq nao sabe o de que originou mas esta a demorar muito tempo e ainda tenho esse problema estou a ficar preucupada. o que faço?

  75. Priscila Cardoso disse:

    Dr. tenho 25 anos e o meu cardiologista disse que estou com PVM, tenho hipotireoidismo e tomo puran t4 150, sinto muita falta de ar, e tenho arritimia … preciso fazer uma cirurgia (laqueadura tubaria ) e tenho que tirar uns nodulos no ovario, seria muito grave fazer esta cirurgia e tomar anestesia geral ????

  76. Sylvia, os exercícios indicados para pacientes cardiopatas são exercícios isotonicos. São contraindicados exercícios isométricos. Consulte um Fisicultor. (professor de educação física). Leia, em Colaboradores o Artigo: Reabilitação de Cardiacos.

  77. Sylvia disse:

    Boa tarde,
    Meu pai é cardiopata, o cardiologista disse que el apresenta extra-sístoles. Sugeriram que ele fizesse pilates porém exixtem alguns profissionais que atendem o pilates estão um pouco receiosos! Vc tem algum material que fale sobre a influencia da ativação neuromuscular no coração? Obrigada

  78. Luiz Cesar disse:

    olá doutor…
    tenho 23 anos e desde 19 descobri q tenho PVM
    meus sintomas mais comuns são extrasistoles , fadiga e as vezes taquicardia
    meu eco deu somente uma regurgitação minima sem degeneração.
    as vezes eu sinto tres vezes seguidas as extrasistoles , em repouso.. mas meu exame de esforço não deu arritmia nenhuma… eu to meio confuso…pq eu ate parei de malhar , pois senti extrasistoles durante esforço e fiquei com medo.. hj em dia eu fico facilmente com falta de ar durante exercicios…qual a ligação disso td com o PVM….???

  79. Regina Barbosa, leia em Colaboradores o artigo: prolapso de Válvula Mitral. Consulte um cardiologista.

  80. Regina Barbosa L.Pereia disse:

    Gostaria de saber mais sobre a PVM

  81. Regina Barbosa L.Pereia disse:

    Doutor Rui bom dia.Estou com 44 anos, tive um AVCI com 42 e deste então tbm arritmia ventricular esquerda
    prolapso da valvula mitral discreta.Desde então tomo
    paroxetina para controlar enxaqueca crônica e ritmonorm 300mg.pra controlar a arritmia,mas desde agosto tenho sentido dores no peito praticamente todos os dias e minha cardiologista simplesmente diz que é normal e que tenho que me acostumar…Gostaria de uma orientação, é muito chato viver com dores sou muito alegre,adoro dançar, passear mas estou um pouco limitada. Muito obrigada

  82. Neuza, a dependência física e psíquica ao nadolol (principalmente psíquica), tenho observado em mais de 30 relatos enviados ao site. Os pacientes com PVM apresentam uma incidência muito elevada de transtorno de ansiedade, principalmente, síndrome do pânico. Tenho mais de 300 pacientes com PVM, que nunca usaram o corgard, principalmente pela propaganda enganosa: betabloqueador usado no tratamento do PVM (vide bula). A relação médico-paciente no acompanhamento de um paciente com PVM arritmogênico (arritmia ventricular ) é muito importante, principalmente, na busca de um betabloqueador cardiosseletivo eficaz, como também um acompanhamento com ansíolíticos prescritos por um psiquiatra. O Corgard, inicia a sua ação terapêutica, após uma hora de sua ingestão. A maioria, relata, que tomava corgard e em minutos??? se sentia bem. Consulte, um Cardiologista

  83. neuza disse:

    dr RUI o senhor nao pode imaginar a falta do corgard na vida dos seus usuarios,ja passei pelo selozok e agora propranolol,estou pessima ,noites sem dormir com o corpo todo palpitando,extra sistoles,ansiedade extrema.Tudo começou quando faltou corgard que uasava ha mais de 20anos

  84. Carla, as pessoas de maior risco sao as que estão imunologicamente deprimidas:quimioterapia, radioterapia, doenças cronicas com deficit imunológico.Consulte um cardiologista.

  85. Carla disse:

    Tenho um prolapso da válvula mitral e estou preocupada com o vírus H1N1, na medida em que pode levar à morte pessoas com cardiopatias congénitas. Devo levar a vacina?

  86. jeanes torres disse:

    decobri que sou portadora de prolapso congenito.
    o cardiolagista me receitou o ablok 50mg mais estou sentindo muita dor de cabeça dor no peito e as vezes parece que nao estou me sentindo, como se estivesse drogada. diminui a dose quebro o comprimido em duas partes ai sim sinti muita dor o que devo fazer.

  87. Antonio José, leia em Colaboradores o Artigo: Prolapso de Válvula Mitral.

  88. antonio josé disse:

    o meu médico me disse que eu tenho prolapso da valvula mitral, e que isso não não tinha nenhum problema nenhum.

  89. Jadilson, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de Válvula Mitral. É a cardiopatia congênita mais comum no sexo feminino.Fique tranquilo. Consulte um cardiologista.

  90. JADILSON disse:

    DR. RUI PEIXOTO,
    MINHA FILHA TEM 11 ANOS, E ACHEI POR BEM QUE ELA FIZESSE UM ECOCARDIOGRAMA. E QUANDO VI O RESULTADO, O “CHÃO SUMIU” E EU ENTREI EM DESESPERO, POIS A CONCLUSÃO FOI A SEGUINTE: “PROLAPSO DA VALVA MITRAL, COM SINAIS DE DEGENERAÇÃO DE AMBOS OS FOLHETOS”.
    GOSTARIA DE SABER O GRAU DE RISCO QUE MINHA FILHA CORRE, E SE ELA TEM QUE PASSAR POR UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO?

  91. Geruza, leia em Colaboradores os artigos: Prolapso de Válvula Mitral e Transtornos de Ansiedade.

  92. Olá! Dr. Rui
    Tenho PVM,e sempre que vou ao médico ele diz que meus exames estão ok!,que nem precisaria tomar remedio mais digo o q sinto e ele me receitou atenobal 25ml e bromopirin, mas só tô tomando o atenabol. sou apaixonada por exercicios fisicos, mas sempre que faço, durante a pratica não sinto absolutamente nada, mas quando chega a noite é só me deitar tenho sintomas horriveis, malhava pesado cinco vez por semana, mais sempre pasava mal a noite, então resolvi fazer pilates pela manhã, mesmo assim continuo com os sintomas: mal estar na cabeça, aceleração no coração e muita fadiga sensação de morte mesmo, tenho 32 anos.
    Grata GÊ.

  93. Karla, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de Válvula mitral. Consulte um cardiologista.

  94. Carla Morais, leia em colaboradores o artigo : Prolapso de válvula mitral.

  95. Carla Morais disse:

    Olá Dr. Ruy
    tenho 24 anos e descobri a 7 anos que tinha febre reumática e desde então fiz tratamento com antibióticos até os 18 anos
    há um ano fiz um ecocardiograma cujo resultado foi
    – prolapso de valvula mitral
    – insuficiencia mitral
    por receio não levei o resultado do exame
    mas atualmente ando sentindo muitas dores de cabeça, dores nas articulaçoes principalmente do joelho e cotovelo e tonturas por esse motivo resolvi levar os exames…
    gostaria de saber o prolapso e a insuficiencia podem evoluir ou se mantém estavel.
    Grata att

  96. Karla disse:

    Oi,Doutor!
    Tenho prolapso na valvula mitral. Medico me disse que não precise tomar remedio e e normal mas estou preocupada. Doutor, estou perguntando se prolapso na valvula mitral pode morrer ou matar e é perigoso? Por favor me responde.
    Não conheço prolapso na valvula mitral. O que é?
    Aguardo resposta.

  97. Neuza, o propranolol não é um betabloqueador cardiosseletivo. Tem efeitos sistemicos.( asma bronquica,rinite, disturbio do sono e depressão)Efeitos metabólicos ( aumenta a glicemia, mascara a hipoglicemia, aumenta colesterol etc…)Todos os betabloqueadores cardiosseletivos: succ. de metropolol( selozok) carvedilol, bisoprolol são tão eficazes e superiores ao nadolol.( corgard). Converse com o seu cardiologista e leia em Colaboradores o artigo: transtorno de Ansiedade.

  98. neuza disse:

    por favor propranolol nao é indicado por quais motivos?

  99. cardiologista rui peixoto disse:

    Rivaldo, leia em colaboradores o artigo Prolapso de Valvula mitral.É uma cardiopatia congênita.Consulte um cardiologista.

  100. cardiologista rui peixoto disse:

    Carvalho, leia em Colaboradores:Prolapso de valvula mitral.O corgard ( nadolol) deixou de ser fabricado por falta de receituário médico.Todos os betabloqueadores cardiosseletivos são melhores e mais eficazes que o nadolol.( atenolol, succinato de metroprolol, carvedilol, bisoprolol).Não existe tratamento específico para o PVM. ( em presença de arritmia, usar um betabloqueador cardiosseletivo).Converse com o seu cardiologista.l

  101. Carvalho disse:

    BOA NOITE DR. Rui, a 6 anos foi descoberto por exame cardiologico que tenho prolapso na valva mitral com um discreto derrame, me forá receitado Corgard- Nadolol de 40 mg, comecei a toma-lo tudo perfeito, no entanto não se fabrica mais esse remédio, Dr. Rui me foi receitado pelo Cardio.. atenolol de 25 Mg, mais a duvida que tenho é, se essa medicação serve para esse tipo de problema e seus efeitos são iguais ao Corgard- Nadolol? obrigado…

  102. rivaldo disse:

    meu filho tem 10 anos esta apresentando leve prolapso da valvula mitral e leve regurtigaçao,podera ser curado com o tempo,ele quer jogar futebol?o que e mais indicado fazer?

  103. MANNARA disse:

    BOA NOITE Dr. Rui Peixoto, MUITO OBRIGADO PELA SUA GENTILEZA E ATENCAO, FICA COM DEUS

  104. cardiologista rui peixoto disse:

    Mannara, o prolapso de Vávula é uma das cardiopatias congênitas mais comum em adultos. Frequentemente, achado ocasional. Tu convives há 47 anos com o PVM, portanto fique tranquilo. Leia em Colaboradores os artigos: PVM e Transtorno de Ansiedade. Converse com o seu cardiologista.

  105. cardiologista rui peixoto disse:

    Rosangela, o PVM é um Cardiopatia Congênita, o manuseio clínico é mesmo em crianças e adultos. Leia, em Colaboradores o artigo: PVM.

  106. cardiologista rui peixoto disse:

    Marcelo, indicamos no PVM arritmogênico o uso de betabloqueadores cardiosseletivos (succ. de metroprolol, atenolol) não prescrevemos propranolol. Não prescrevemos amiodarona (ver efeitos colaterais). Os transtornos de ansiedade (Síndrome do pânico) são comuns no PVM. Leia em Colaboradores os artigos:PVM e Transtorno de Ansiedade. Consulte um cardiologista com formação em Cardiopatia congênita em adultos.

  107. Marcelo disse:

    Dr Rui, sou médico residente em Urologia e descobri o PVM por CVPs frequentes de início há 5 anos. De início eram ocasionais, hoje são diárias, às vezes com bigeminismo. Fiz Holter, Esteira e Eco: PVM com regurgitação mitral mínima, esteira ok. Iniciei uso de Propranolol 40mg 3x/d e notei aumento na frequência da arritmia, mas diminuição na intensidade. Passei para Amiodarona 200mg/d, mesmo resultado. Ultimamente não tenho nem conseguido dormir pq deitado a arritmia se acentua muito. Qual sua opinião em relação a tratamento? Fiz uma tentativa irregular com B-Bloq e Amiodarona (aprox 1 2sem cada); teria vantagem em uso de Meto/Atenolol?
    Muito obrigado.

  108. rosangela disse:

    olá,minha filha tem 12 anos e a algunsa dias sentiu o coração batendo mais forte,levei ao cardiologista,e ela fez o ecocardiograma,foi constatado o PVM,em crianças é o mesmo procedimento?

  109. MANNARA disse:

    Boa noite dot Rui Peixoto sou italiano moro no rio , 47 anos a um mes sento uma palpitacao diferente, como meu coracao estive parando por um segundo e voltando, e uma senzacao muito estranha, parei de malhar e perdí em 4 semana 5 kl, fiz ecocardiograma e acusou ,,,, DISCRETO PVM ENVOLVENDO OS DOIS FOLHETO, COM DISCRETA REGURGITACAO,,,, fiz Holter 24h, e acusou extrassistole, no exame ergometrico, fui todo normal, fui em 4 cardiologistas e tudo mundo diz que e estresse, ansiedade, mais aqui no seu blog esta dizendo que as causas sou outras, por favor me ajuda estou tomando selozok 50 , normalmente em quanto tempo tem melhora, será que vou voltar na minha vida normal….. ME DESCULPA TER FALADO MUITO MAIS E PREOCUPACAO,,,,, ME AIJUDA POR FAVOR, MORO NO RIO DE JANEIRO E NAO TENHO VICIOS, ABRACO E FICA COM DEUS

  110. cardiologista rui peixoto disse:

    Elaine, todos os betabloqueadores cardiosseletivos são eficazes nas extrassístoles ventriculares do PVM: Atenolol, carvedilol,bisoprolol, succ. de metroprolol ( selozok).Converse com o seu cardiologista.Clortalidona é diurético.

  111. ELAINE disse:

    Dr. Rui eu tomava corgard 40 mg para arritimia cardiaca… então me foi receitado selozok, que não surtiu efeito pra mim. Ai pesquisando aqui vi que o atenolol também serve pra arritimia. Como minha mãe toma atenolol de 50mg + 12,5 de clorlatidona resolvi tomar um e os batimentos abaixaram de 112 bpm para 77 bpm. Depois subiu para 84 bpm..Será que devo continuar tomando?

  112. cardiologista rui peixoto disse:

    Paula, o atenolol como nadolol( corgard ) são contraindicados em bloqueios de 1 e 2 grau. Não existe tratamento específico para o PVM. Os betabloqueadores cardioseletivos ( atenolol( ablock) Succ. de metroprolol ( Selozok ) e o extinto corgard são usados para as manifestações arritmogências do PVM. Leia, em Colaboradores o artigo: PVM.Consulte um cardiologista.

  113. Paula disse:

    dr. Rui,ontem tomei meu ultimo comprimido do corgard, e hoje pela parte da manha tomei o ablok 25mg(atenolol), lendo a bula deste remedio vi que quem tem bloqueio cardiaco de 1 e 2 grau não podem usar este medicamento.Este bloqueio é o mesmo que extra-sistoles? porque o meu exame indica extra-sistoles, e tenho medo de dar algum efeito colateral.Por ser uma dose mais baixa, será que ele fará o mesmo efeito que o corgard, porque na bula não cita o PVM, e estou tomando tbm o rivotril 0,5mg, para sindrome do panico.mto obrigada

  114. cardiologista rui peixoto disse:

    Neide, temos usado em substituiçao ao nadolol (Corgard) outros betabloqueadores cardiosseletivos, Selozok 50 mg (Succinato de Metroprolol) Carvedilol ou Bisoprolol. São excelentes betabloqueadores, usados nas manifestações clínicas do PVM. Leia,em Colaboradores o artigo: Prolapso de válvula mitral. Consulte um cardiologista.

  115. Neide - formiga -mg disse:

    CARO DR. RUI PEIXOTO. GOSTARIA DE SABER O NOME COMERCIAL D ALGUM MEDICAMENTO QUE POSSA SUBSTITUIR O USO DE COGARD 40 MG . FAÇO USO DESTE MEDICAMENTO HÁ MAIS DE 10 ANOS. PARA MIM É EXCELENTE (PROLAPSO DE VALVULA MITRAL ) ESTOU PRECISANDO URGENTE. AGRADECIDA. NEIDE.

  116. cardiologista rui peixoto disse:

    Elaine, leia em Colaboradores os artigos: Prolapso de Válvula Mitral e Transtornos de Ansiedade.

  117. Elaine disse:

    Bom dia.
    A um mês descobri que tenho prolapso na valva mitral, sem outras complicações.Estava me sentindo muito cansada, com sono e com a pressão muito baixa, um pouco tonta, fui até um cardiologista e ele solicitou um ecocardiograma e eletrocardiograma.
    Ele disse que está tudo bem, que antes o prolapso era considerado uma doeça no coração, mais que agora novos estudos mostram que a maioria das pessoas não tem complicações no coração causadas pelo prolapso e disse para eu ficar tranquila, que posso e devo praticar exercícios físicos. Disse que o que eu tenho é um inicio de depressão e me receitou sertralina 50 mg. Hoje estou melhor, em alguns dias sinto aqueles sintomas chatos, mais não é todo dia como antes. Mais ainda tenho medo de praticar atividade física forte.
    Dr. Rui, o que vc acha do meu caso?

  118. cardiologista rui peixoto disse:

    Alana, leia em colaboradores o artigo prolapso de Valvula Mitral.

  119. Alana disse:

    Olá Dr Rui Peixoto,eu fiz o Eco e consta que há um deslizamento fisiolólgico dos folhetos no Pericárdio e o Prolapso da valvula mitral competente….o que devo fazer?é Grave?Obrigada,por sua atenção,aguardo a resposta….

  120. cardiologista rui peixoto disse:

    Dantas, valvula mitral mixomatosa, não tem importância hemodinâmica. Mixoma, é um tumor benigno na aurícula, como é pendículado simula uma estenose mitral severa. Fique tranquilo.

  121. Antonio Fernandes Dantas disse:

    Caro doutor,
    Sou diabético, hipertenso, operado de carcinoma bilateral de tireoide há 1 1/2 anos, com outras sindromes metabolicas (hemocromatose, acido urico, triglicerides, etc), 57 anos e tomo Glifage,Atacand, Buferin Cardio, Lipless e outros. Vou a médicos regularmente (semestral). Em meu último ecocardiograma, o já existente prolapso da valva mitral com regurgitação discreta, passou a ser classificado como sendo: – “A VALVA MITRAL ENCONTRA-SE DISCRETAMENTE ESPESSADA E REDUNDANTE, COM SINAIS DE COMPROMETIMENTO MIXOMATOSO, PORÉM ABRE-SE ADEQUADAMENTE EM DIASTOLE. O FLUXO DIASTOLICO TRANSVALVAR É COMPATÍVEL COM O ENCHIMENTO DIASTOLICO ANORMAL DO VE ((RELAXAMENTO DIASTOLICO ANORMAL DO VE DEVIDO DISFUNÇÃO DIASTOLICA TIPO I )).
    Não tenho alterações no teste ergométrico. A única queixa é um permanente tremor na região do esterno, como se fosse uma palpitação. O Holter não indicou arritmias. Estou agora para fazer uma endoscopia digestiva para ver se estes tremores são decorrente de uma esofagite.
    Como nem sempre o medico é muito claro com o paciente,consultei na internet sobre MIXOMATOSO e encontrei sobre MIXOMA DA VALVA MITRAL, como sendo um tumor provavelmente benigno do coração, mais comum nas valvas, mas que pode evoluir para cirurgia e reconstrução da valva mitral e com riscos de embolia cerebral, insuficiencia cardiaca, etc. Estou apavorado e minha consulta como o cardiologista é daqui a 6 meses. A PERGUNTA É: – MIXOMA DA VALVA MITRAL É O MESMO QUE PROLAPSO MIXOMATODO DA VALVULA MITRAL ?
    Agradeceria por um esclarecimento.
    Atenciosamente
    Antonio

  122. Helio Antunes disse:

    Fiz uma troca de valvula a dez anos,coloquei uma mitral e estou me sentindo muito bem

  123. victor huggo disse:

    obrigado doutor

  124. Paula disse:

    mto obrigado pela ajuda dr. rui!abraços! fiquei mais calma!

  125. cardiologista rui peixoto disse:

    Paula, leia em Colaboradores o artigo PVM.O uso de betabloqueadores cardioseletivos ( Succinato de metroprolol, carvedilol, bisoprolol,atenolol)são indicados para as manifestações clínicas do PVM: dor toracica não coronariana e arritmia ventricular. ( palpitações).O corgard ( nadolol) os cardiologistas não estão prescrevendo, talvez o motivo da suspensão de sua distribuição.Os efeitos colaterais dos betabloqueadores cardioseletivos são semelhantes.O tratamento do PVM com insuficiencia mitral importante( regurgitação mitral) é cirurgico, os demais tratamentos são para os sintomas.Converse com o seu cardiologista.

  126. Paula disse:

    Olá, eu tenho 21 anos e tomo corgard de 40 mg a 2 anos, e agora pararam de fabricar infelizmente!fui ao médico hoje e ele me receitou um tal de ablok 25 mg me parece ser atenolol!será q é bom esse remédio ou posso ter um efeito colateral, ele serve p o pvm?pq eu li a bula pela internet e n cita o pvm!Obrigada!!!

  127. cardiologista rui peixoto disse:

    Rafaella, faça um Teste Ergométrico, para avaliação de sua capacidade aérobica, arritmia induzidas pelo esforço e mostre para um cardiologista. Leia, em Colaboradores o artigo:Prolapso de válvula mitral.

  128. cardiologista rui peixoto disse:

    Eliana, leia em Colaboradores o artigo PVM. Vida normal. Converse com o seu cardiologista.

  129. Eliana disse:

    Olá, tenho 54 anos e pratico corrida regularmente, em competições entre 10 a 15 Km a cada 7-14 dias e em treinos diários. Não corro para competir nem quebrar recordes, mas pelo prazer que esta prática esportiva me traz. Sou magra, tenho excelente saúde e sou vegetariana, com ótima alimentação e disposição. Antes de começar as corridas, procurei um cardiologista, fiz ECG e Teste Ergométrico, ambos normais, ausculta cardíaca e pressão arterial normais também. Tenho prolapso de valva mitral, diagnosticado em minha segunda gravidez, há 20 anos, assintomático, apenas tenho leve palpitação em situações de muita ansiedade. Posso continuar a prática das corridas de que tanto gosto sem riscos para a função cardíaca? Muito grata.

  130. rafaella disse:

    olá, eu tenho 19 anos e eu descobri que tenho prolapso a 4 anos, sinto dores no peito, e meu medico recomendou exercicio fisico fiz durante um ano nataçao, foi otimo pois nao sentia dores, só que tive que sair, ai ano passado entrei no curso de educaçao fisica, e faço esforço fisico por conta das cadeiras praticas, e venho tendo dores no peito novamente, e tenho cansado durante os exercicios.
    queria saber se devo me preocupar, e falar com o medico sobre, para diminuir a quantidade de exercicios ou é normal?

  131. cardiologista rui peixoto disse:

    Victor, leia em Colaboradores: Prolapso de Valvula Mitral e transtorno de Ansiedade. Os betabloqueadores, mesmo os cardioseletivos( atenolol ) que agem principalmente no coração, podem agravar a Asma brônquica ( menor intensidade).Usar um ansíolítico. Consulte um clínico geral.

  132. cardiologista rui peixoto disse:

    Elisangela, usamos digoxina em fibrilação Atrial , principalmente em presença de Insuficiência Cardíaca.Usamos ,também , menos frequentemente,em taquicardias supraventriculares( não F.A.) Verapamil, usamos,quando o paciente tem contraindicação ao uso de betabloqueadores.A associação não é comum. Consulte um cardiologista.

  133. cardiologista rui peixoto disse:

    Antonio Cardoso, insuficiencia mitral ( reumática?congênita?)com repercussão hemodinâmica?( aumento de aurícula esquerda etc..)Consulte um cardiologista.

  134. cardiologista rui peixoto disse:

    Tayla, leia em Colaboradores: prolapso de valvula mitral. Mantenha o tratamento com o seu endocrinologista.Importante.

  135. tayla disse:

    doutor, tenho 18 anos e ha 15 sou diabetica melitus tipo 1. dois meses atras tive acidose diabetica, fiz um ecocardiograma e deu
    prolapso de valva mitral com leve refluxo
    e VE com diametros normais, funçao sisto-diastolica normal.

    doutor, isso é muito sério?! o que tenho que fazer???

  136. António Cardoso disse:

    caro dr. rui peixoto,
    gostava de saber uma informação se fosse possivel.
    um doente que tenha insuficiencia mitral poderá praticar futebol?

  137. cardiologista rui peixoto disse:

    Luis Galdino, os betabloqueadores cardioseletivos ( atenolol, carvedilol, succ. de metroprolol etc..) os efeitos colaterais sobre Rinite alérgica, asma bronquica são mais atenuados, que os betabloqueadores não cardioseletivos.( Propranolol).Usamos betabloqueador no PVM em presença de arritmia ventricular sintomática.Converse com o seu cardiologista.Galdino, os betabloqueadores cardioseletivos, não apresentam efeitos em outros orgãos, são seletivos para o coração.

  138. luis galdino vieira disse:

    dr.resumindo o que eu perguntei hoje cedo fui ao cardiologista e ele fez um eco descobrio que tenho pvm .mandou eu tomar atenol sendo que houvi dizer que esse remedio nao pode ser usado em quem tem rinite e verdade;o que acontece quen toma ele pode chegar a morte

  139. victor huggo disse:

    Boa noite Dr. Rui Peixoto

    Tenho prolapso de valvula mitral desde meu nascimento juntamente com taquicardia devido a bronquite alergica; meu antigo cardiologista receitou atenolol 25mg sempre q sentisse meus batimentos muito acelerados.
    De umas semanas pra cá, venho sentindo meu coraçao bater fora de ritmo,nao sinto dor alguma,nem MMII edemasiados, apenas o desconforto de sentir ele fora do ritmo, ansiedade e as vezes com fadiga, Gostaria de saber oq pode ser para poder me tranquilizar em quanto nao consigo marcar consulta com o cardiologista. já q atualmente estou sem convenio e marcar cardiologista via Sus é quase impossivel.
    Agradeço desde já

  140. Elisângela Tragino disse:

    DR. Rui eu tenho prolapso na valvula mitral o medico passou o seguindes remedios Digoxina e verapamil estes remedios saô adequados p/ o meu problema.

  141. cardiologista rui peixoto disse:

    Ricardo, leia em Colaboradores o artigo Transtorno de Ansiedade.

  142. cardiologista rui peixoto disse:

    Fernanda, leia em Colaboradores o artigo: PVM. Vida normal.Converse com o seu Cardiologista.

  143. Fernanda disse:

    Drº descobri recentemente que tenho prolapso da valvula mitral e gostaria de saber se há alguma restrição quanto ao uso de anticoncepcional.
    obrigada

  144. Ricardo Amaral disse:

    Dr. Rui, tenho 35 anos e há algum tempo venho sentindo mal estar, como pressão no pescoço, falta de ar, fadiga, pontadas na parte superior esquerda do abdomen e algumas vezes palpitação. Estive no cardiolagista, onde o exame de sangue e o eletrocardiograma foram normais. O ecocardiograma, detectou regurgitação tricuspide mínima e o teste de esforço deu extra sistoles isoladas. O cardiologista considerou os exames normais e não tomo remédio. Mas algumas vezes volta me sentir mal. Obrigado.

  145. cardiologista rui peixoto disse:

    Juliana, leia em Colaboradores: Prolapso de valvula mitral.

  146. Juliana Oliveira disse:

    Dr Rui, tenho 27 anos e há 2 anos descobri que tenho prolapso da válvula mitral, tive também síndrome do pânico.Tomei medicamentos apenas para o pânico, porque o médico disse que para o prolapso não precisava. Agora, faz uns três dias que estou com bastante dor no peito e minha pressão está muito baixa.Gostaria de saber se a pressão tem alguma ligação com o prolapso e se é melhor eu voltar ao médico para pedir uma medicação.
    Desde já agradeço!!!

  147. cardiologista rui peixoto disse:

    Daniela, leia em Colaboradores Prolapso de Válvula Mitral e Transtornos de Ansiedade ( muito comum em pacientes portadores de PVM). Os betabloqueadores cardioseletivos são as drogas de escolha para as arritmias do PVM.Com Asma bronquica, rinite alergíca são contraindicações ao uso dos betabloqueadores.Converse com o seu Cardiologista.

  148. DANIELA GOMES disse:

    DOUTOR A POUCO TEMPO DESCOBRI QUE ESTOU COM PROLAPSO DA VALVA MITRAL COM DISCRETO REFLUXO, E DESDE ENTÃO VENHO SENTINDO FORTES CRISES DE ANSIEDADE FADIGA FALTA DE AR E PALPITAÇÕES,E PONTADAS NO PEITO! FIZ O HOLTER E N DEU ARRITIMIA, A DR. MEDICOU O ANCORON 100MG, TENHO 19 ANOS E TENHO MEDO DE TOMAR O MEDICAMENTO PELOS SEU EFIETOS COLATERAIS POIS TENHO PROBLEMAS RESPIRATÓRIA RINOPATIA CRÔNICA E DESVIO SEPTO!
    O QUE FAÇO DOUTOR ME AJUDE?
    OBG!

  149. cardiologista rui peixoto disse:

    Marcos, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de valvula mitral, e Transtorno de Ansiedade: Síndrome de Pânico.

  150. cardiologista rui peixoto disse:

    Elisangela, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de válvula mitral.

  151. Elisângela Tragino disse:

    Ola DR. Em 2001 eu fiz o ecocardiograma e mostrou o problema prolapso de valvula mitral . DR quero saber se a minha alimentaçao tem que ter cuidados.

  152. Marcos disse:

    Em 1998 descobri, em decorrencia de uma crise de panico, um PVM, fiz Eco e confirmou, atualmente fiz um chek-up e no Eco alem do PVM, associou a RM leve, e observação de IM leve. Gostaria de saber se é a mesma coisa, sendo que hoje, faz tempo que nao sinto arritmia, taquicardia, é como se nao tivesse nenhum sintoma, mesmo assim preocupei-me com o diagnostico de IM e RM leve, pois tenho interesse em praticar esportes como musculação ou surf ou natação, detalhe, tenho 40 anos, peso 65kg, e 1,70m.

  153. cardiologista rui peixoto disse:

    Leia em Colaboradores: Prolapso de Válvula Mitral.O seu cardiologista é excelente.

  154. elisana disse:

    dr.Rui a um ano fiz o exame e constatou prolapso da valvula mitral,tomo atenolol 25mg 2 por dia,tomo pasalix e yasmim porque o anticoncepcional nao e recomendado?

  155. Romulo Rocha Lima disse:

    Bom dia Doutor: Bom Doutor gostaria que o senhor me explicace o que significa “PROLAPSO VALVAR MITRAL NAO CLASSICO” OBRIGADO DESDE JA TENHA UM OTIMO FIM DE SEMANA!!!

  156. cardiologista rui peixoto disse:

    Cintia, a valva mitral mixomatosa, apresenta comprometimento das suas estruturas, pelo desequilíbrio da quantidade de ácidos mucopolisacarídeos.A degeneração é resultante da proliferação acentuada de uma camada esponjosa.Esta alteração metabólica causa Rigidez da valvula, que acaba por produzir Abaulamentos nos folhetos valvares.A válvula, tipicamente mixomatosa, apresenta os folhetos valvares com aspecto de conchas ou cúpula, dai o nome.( carater genético). O PVM pode ser primário: com história familiar, sem história familiar, S. de Marfam, outras colagenoses. Ou secundário a uma cardiopatia reumática , isquemica etc.O PVM pode apresentar prolapso de um folheto ou dois folhetos da valvula (espessada e mixomatosa – ecocardiograma)O dado mais importante é o grau de insuficiencia mitral.Converse com o seu cardiologista. Leia em Colaboradores PVM.

  157. nilza ap. disse:

    boa noite Dr Rui obrigado pela atenção.hoje falei com meu cardio.e foi receitado o Atenolol 25mg ele pediu para eu usar esse pra não baixar a pressão arterial ai vai vamos ficar observando pra ver como vai ser…mais uma vez obrigado pela atenção…

  158. cardiologista rui peixoto disse:

    Nilza, os betabloqueadores usados no PVM são para os sintomas de dor torácica não coronariana e arritmia ventricular. Não alteram a história natural do PVM que é uma cardiopatia congênita. Os betabloqueadores usados atualmente para os sintomas do PVM são cardioseletivos, com mínimo efeito bronconstrictor.( agravamento da asma bronquica).São iguais ou superiores ao Corgard: Succinato de metroprolol, bisoprolol, carvedilol ,atenolol etc..Fale com o seu cardiologista.

  159. cintia disse:

    Saudações.Fiz um exame neste mês e foi diagnosticado prolapso valvar mitral com degeneração mixomatosa. Gostaria de saber de forma mais clara o que isso significa, ou seja qual a diferença entre pvm e o prolapso com degeneração mixomatosa? Existe tratamento para isto?

  160. nilza ap. disse:

    ola Dr.Rui faço uso do corgard 40 a 19 anos motivo PVM e tenho panico de medicação e agora nem sei q medicação meu medico vai me indicar no lugar do corgard estou em panico por causa de reações do novo medicamento ainda mais q tenho efizema pulmonar fico preocupada..eu gostaria de saber pq pararam de fabricar se a procura é tanta pela medicação e tbm se existe algum forma de pedirmos pra continuar a fabricação…

  161. cardiologista rui peixoto disse:

    Silvio, no ambulatório de Cardiologia, temos usado no lugar do Nadolol, betabloqueadores cardioseletivos: Suc. de metroprolol( Selozok)Atenolol( Atenol).Consulte um cardiologista.

  162. silvio lopes vieira disse:

    Dr Rui, faço uso de corgard 40mg a mais de 20 anos,para prolapso mitral,agora a industria deixou de fabricar o medicamento,sendo que na propria bula informa para não se interromper o tratamento subitamente,qual o medicamento que mais se aproxima do corgard (nadolol).

  163. cardiologista rui peixoto disse:

    Pedro, as arritmias supraventriculares não apresentam risco de morte súbita, mas geram muita ansiedade pelos sintomas apresentados. Consulte um cardiologista.

  164. cardiologista rui peixoto disse:

    O PVM é mais arritmogênico, quanto maior é a regurgitação mitral( insuficiencia mitral).Leia, em Artigos Prolapso de vávula mitral.Consulte um cardiologista.

  165. eduarda disse:

    olá tenho 25 anos, desde os 20 comecei a ter arritmia no coraçao e foi diagnosticado PVM, passei muito tempo sem nenhum sintoma mas ao menor esforço (por exemplo fui ficalizar um concurso e passei acho q umas 4 horas em pé e a tarde senti q ele estava muito acelerado)sinto muita dor no peito e falta de ar e o remedio q tomo parece que nao está causando seu devido efeito. Isso pode significar q PVM piorou?

  166. PEDRO disse:

    tive uma taquicardia a uns oito meses atraz,meu coração chegou a bater umas 140 p/min,o cardiologista me receitou ancoron 100mg após o Eletro ser normal.Meses depois voltei a sentir batimentos rápidos e fui novamente ao cardiologista,fiz eletro,Holter,esteira e exame de sangue,tudo normal,passei a tomar somalgin cardio 81mg. Atualmente vez ou outra sinto uns batimentos mais lentos seguido de uma breve parada,sinto um aperto com pressão no centro do peito seguido de falta de ar e tento compençar puxando a respiração profundamente,normalmente dura alguns minutos ou horas,não tenho pressão alta nem baixa.Gostaria de saber se há o risco de morte súbita?

  167. cardiologista rui peixoto disse:

    Romulo, o prolapso de vávula mitral é importante quanto mais severa é a regurgitação mitral. ( insuficiência mitral). Leia, em colaboradores o artigo Prolapso de valvula mitral.A indicação cirurgica na insuficiencia mitral, PVM, não é consenso. Converse com o seu cardiologista.

  168. Romulo Rocha Lima disse:

    Bom dia tive 4 paradas cárdicas uma delas fiquei inconsciente e fui para no balão de oxigênio fiz , exame e constatou Prolapso de Válvula Mitral.
    Isso tem cura ou tenho que conviver a minha vida inteira? Estou tomando remedios e não estou tendo resultado meu coração perde o ritimo e minha pressão sobe muito, doutor por favor tire minhas duvidas.obrigado

  169. cardiologista rui peixoto disse:

    Claudia, não.A CIA é um defeito do septo atrial: ostium primum ou ostium secundum.

  170. claudia disse:

    a c.ia. é o mesmo que pvm?

  171. cardiologista rui peixoto disse:

    Guilherme, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de válvula mitral.

  172. cardiologista rui peixoto disse:

    Cintia, leia colaboradores o artigo sobre PVM.Converse com o seu cardiologista.

  173. cintia disse:

    Bom dia! a pouco descobri que tenho prolapso da valvula mitral, minha cardiologista me recomendou um remedio e vejo que não estar dando resultado pois venho sentido os sintomas frequentemente. sinto dor no torax, falta de ar, fadiga, dores de cabeça e no corpo isso e normal da doença ou devo me preocupar mais com isso.

  174. cardiologista rui peixoto disse:

    Patricia, leia em colaboradores o artigo: cardiopatia congênita em adultos: Prolapso de válvula mitral.

  175. Patrícia Ferreira disse:

    Ola Dr.Rui

    Desde os meus 15 anos venho tendo arritímias, só q apenas agora aos 29 anos q tive uma outra crise q teve q ter intervenção médica, no meu eletrocardiograma constou 211 btds por minuto, me disseram q eu era potadora da taquicardia atrial paroxistica, e q iriam fazer a ablação, eu fiz a pouco o ecocardiograma para analisar o coração e a conclusão deu prolapso não classico da valvula mitral ( insuficiência mitral leve).
    O q significa isso????
    Tenho seguidamente tonturas, falta de ar, em uma vez q tive arritimia cheguei perder a conciência e eu apenas me abaixei para levantar o aspirador de pó, quando senti o coração desparar , sai correndo para deitar e quando me dei por conta estava no chão …
    Fiquei na dúvida se minhas arritimias vem sendo causadas por essa tal “taquicardia atrial paroxistica ” como eles disseram ou por esse novo achado do qual eu mensionei?????
    Obrigado,
    Patrícia Ferreira

  176. cardiologista rui peixoto disse:

    Solange, o PVM sem regurgitação mitral é assintomático. As dores toracicas e palpitações são comuns em PVM com repercussão hemodinamica.( dor atípica).A coluna cervical é responsavel muitas vezes por sintomas semelhantes aos descritos. Converse com o seu cardiologista.

  177. solange peixoto de freitas disse:

    ola, eu descubri o ano passado que tenho esse disturbio e faço tratamento, queria saber se as dores fortes no peito e a paralização. do braço tem haver com o disturbio da valvula.
    pois logo em seguida das dores fortes no peito logo em seguida, sinto a paralização.
    muito obrigada pelo espaço e por esta me ajudando a tirar as minhas duvidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 200 outros seguidores