Dúvidas Frequentes | Informações sobre Doenças

A Mulher e o Coração

A Origem dos Batimentos Cardíacos

Dieta e Colesterol

Doença Cardíaca na Gestação

Defeito do Septo Atrial

Definição de Arritmia Cardíaca

Definições de tontura, pré-síncope e síncope

Transtorno de Ansiedade ou Fobia Social

Transtorno de Estresse Pós Traumático

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Indicação de Avaliação Física pelo Teste Ergométrico

Insônia – Causas e Tipos

Insuficiência Cardíaca

As Manifestações Clínicas das Arritmias

O que é bloqueio de condução do estímulo cardíaco

Quais são as causas de alteração da repolarização ventricular no Eletrocardiograma de Repouso

Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social

Teste Ergométrico positivo na ausência de doença arterial coronariana

Síndrome de Pré-Excitação

__________________________________________________

Exames | Para que serve:

Angiografia Coronária (Cateterismo)

Cintilografia Cardíaca

Ecocardiograma

Holter

Teste Ergométrico

__________________________________________________

O que é o Ritmo Sinusal?

O Ritmo Sinusal é o ritmo normal do coração.

A origem do ritmo sinusal é nó sinusal – marcapasso fisiológico do ritmo cardíaco. A frequência cardíaca sinusal: 60-80 batimentos por minuto. Acima de 100 batimentos por minutos (100 bpm) é chamada de taquicardia sinusal. Abaixo de 50 (50 bpm) batimentos por minutos é chamada de Bradicardia sinusal.

Causas comuns de Bradicardia Sinusal: Coração de Atleta, uso de betabloqueadores (atenol, propranolol, carvedilol, metroprolol, bisoprolol) etc.

Causas comuns de taquicardia: Exercício Físico, Transtornos de Ansiedade, Hipertireoidismo e uso de medicação que aumenta a frequência cardíaca : vasoconstrictores nasais (nafazolina , efedrina) medicações broncodilatadoras, etc.

__________________________________________________

Tratamento do Prolapso da Válvula Mitral

1. Quando tratar o Prolapso da Válvula Mitral?

Após confirmação diagnóstica de um P.V.M, a decisão terapêutica deverá ser individualizada em razão da forma clínica, do tipo e da intensidade dos sintomas, da presença e do grau de disfunção valvar e de sua repercussão sobre hábitos e qualidade de vida do paciente, além da existência de complicações associadas.

A grande maioria dos pacientes permanece assintomática e requer apenas observação clínica periódica.

Aqueles sem sopro ou refluxo no ecocardiograma devem ser tranqüilizados em relação à natureza visualmente benigna da evolução da Síndrome.

2. Como tratar os pacientes com múltiplos sintomas?

Os pacientes com P.V.M cujas principais queixas são de natureza psiquiátrica: transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, depressão ou que exibem algum tipo de arritmia não complexa (extrassístole supraventricular ou ventricular simples, infreqüente, isolada) demonstram, além do tratamento psiquiátrico, uma boa resposta à administração de beta-bloqueadores cardiosseletivos (Atenol, Selozok, Cardilol, Bisoprolol). Este grupo de medicamentos favorece não só a melhora das palpitações, como a reação e a intensidade do desconforto torácico, ou da dor torácica atípica.

3. Quando usar antibiótico, profilático, para o paciente com Prolapso da Válvula Mitral que vai se submeter a um procedimento cirúrgico, inclusive extração dentária?

A antibioticoterapia no P.V.M está diretamente relacionada a existência ou não do refluxo valvar clinicamente detectável. Os pacientes com refluxo valvar leve, embora a incidência de endocardite bacteriana é muito rara, deverão ser reavaliados ecocardiográfica e clinicamente a cada dois anos. Já aqueles com refluxo moderado ou importante, além da profilaxia para endocardite, deverão ser submetidos a avaliação mais freqüente (anuais) .

Todos devem receber antibióticos de maneira preventiva 3 dias antes de qualquer procedimento cirúrgico.

4. Quando restringir o exercício físico para o paciente com Prolapso da Válvula Mitral?

Para pacientes com P.V.M discreto, assintomáticos deve-se recomendar vida normal, inclusive prática de esportes, com a avaliação da capacidade física pelos testes ergométricos. Restrição de esportes competitivos, limitação/contra-indicação de algumas atividades extenuantes, deverá ser preconizada para o paciente com refluxo mitral significativo, com dilatação ou disfunção ventricular esquerda, arritmias ventriculares complexas, sobretudo se agravadas pelos exercícios, Síndrome do QT longo.

__________________________________________________

ARRITMIA E PALPITAÇÃO

1. O que é arritmia? Qual a diferença com a palpitação?

A arritmia cardíaca é uma alteração no sistema de condução do estímulo cardíaco.
O sistema de condução do coração: nó atrial (origem dos batimentos cardíacos), nó sinoatrial (batimentos do coração das aurículas para os ventrículos) e rede de Purkinge (batimentos transmitidos para os ventrículos).

A origem das arritmias pode ser no nó sinusal (bloqueio atrio-ventricular, quando de 3º grau – implantação de marca-passo). No sino-atrial, arritmias supraventriculares (taquicardia supraventricular paroxística, fibrilação atrial, etc). Na rede de Purkinge, arritmias ventriculares: a mais comum, extrassístoles ventriculares – incide em 30% da população aparentemente saudável. Causas (ansiedade, depressão, refluxo gastroesfágico, gastrite, cafeína etc.)

Portanto, as arritmias são alterações dos mecanismos eletrofisiológicos do  coração: distúrbios da formação do batimento cardíaco (impulso), distúrbios da condução do batimento cardíaco e distúrbios simultâneos da formação e da condução do batimento cardíaco.

As palpitações  significam percepção incômoda dos batimentos cardíacos, sendo descritas pelos pacientes de diferentes maneiras, tais como “batimentos mais fortes, falhas, arrancos, paradas, tremor no coração, coração que deixa de bater, parece que o coração vai sair pela boca e inúmeras comparações”.

As palpitações são as manifestações clínicas das arritmias.

2.       Quais são as causas? Existem pré-condições para que uma pessoa desenvolva alguma dessas alterações?

As causas podem ser congênitas (síndrome de Wolff-Parkinson-White, síndrome do PR curto etc.) ou adquiridas: aterosclerose coronária (gorduras nas coronárias, pressão alta, fumo, diabetes, etc.).
As pré-condiçoes são os fatores para doença coronariana: história familiar (pai que infartou antes do 50 anos e mãe antes do 55 anos, doença do colesterol genética) pressão alta, fumo, obesidade, vida sedentária e stress emocional (transtorno de ansiedade e depressão).

3.       Como elas se manifestam?

A queixa principal são as palpitações (coração acelerado), palidez, sudorese, síncope, desmaios, etc.

4.       Como é feito o diagnóstico?

Na crise aguda um eletrocardiograma. Nas arritmias crônicas um eletrocardiograma das 24 horas (Holter), teste ergométrico (eletrocardiograma de esforço), ecocardiograma e se necessário estudo eletrofisiológico e cinecoronariografia.

5.       Quais são os danos que a arritmia e a palpitação causam no organismo?

A gravidade da arritmia cardíaca esta diretamente ligada à gravidade da cardiopatia.

6.       Existe uma forma de tratamento?

Sim. Marca-passo, ablação, CDI (desfibrilador implantável), remédios antiarrítmicos, o mais importante é a prevenção dos fatores de risco para a cardiopatia isquêmica (aterosclerose coronariana- gordura nas artérias).

7.       Existe algum alimento que combate estas alterações ou que ajude a controlá-las?

Dieta com pouco sal e gordura nos pacientes hipertensos (pressão alta) e nos com colesterol elevado. Dieta é fundamental no tratamento do diabete.

8.       Que hábitos o portador destas alterações deve ter para não ter a saúde prejudicada?

Exercício físico, perda de peso, diminuição das gorduras saturadas, diminuição do sal, lutar para abandonar o fumo e principalmente, se necessário,  procurar tratamento especializado para os transtornos de ansiedade, depressão, e usar a medicação para a pressão alta de maneira regular.

__________________________________________________

O que é infarto agudo do miocardio? É um infarto fulminante ou não?

O infarto do miocardio é uma oclusão aguda de uma arteria coronária (arteria que irriga o coração) por um trombo. Ou um vasoespasmo (coronarias normais). A extensão do infarto depende da coronaria comprometida. Quanto mais precocemente o paciente chega na emergência melhor é a sua evolução clínica. Menos de 12 horas do ínicio da dor usar trombolíticos, que dissolvem o trombro. 25% dos infartos são silenciosos ou não reconhecidos. No artigo simbologia do Coração, falo sobre os fatores de risco que levam a obstrução das coronarias. Leia. Até os 55 anos 1 de cada 5 homens infartou. 1 de cada 17 mulheres infartou. O fator genético é importante: se o pai infartou antes dos 50 anos e a mãe antes dos 55 anos, prevenir os fatores de risco: Fumo, pressão alta, diabetes, colesterol elevado. Nos artigos leia: Porque os homens morrem mais cedo.

Dor no peito ao respirar fundo, como se a cada batimento eu sinto a dor, mais ainda quando eu estou deitada. O que fazer?

A dor torácica, não coronariana, é a primeira manifestação do transtorno de ansiedade generalizada. Síndrome do pânico? Consulte um médico psiquiatra.

No meu exame deu: pequeno aneurisma septo inter-atrial sem shunts. O que isso significa e como deve ser feito o tratamento?

Aneurisma de septo atrial é uma cardiopatia congênita, quase sempre achado ocasional, principalmente sem Shunt, ou seja comunicação entre as auriculas direita e esquerda. Acompanhamento clínico.

Há muito tempo venho sentindo uma dor forte do lado esquerdo do peito, principalmente quando respiro fundo. Essa dor vai e volta.

A dor toracica relacionada com os movimentos respiratórios é comum em problemas de coluna cervico-torácica. Consulte seu médico para uma investigação clínica: esofagite, refluxo gastroesfágico, etc.

O que é aneurisma de septo interatrial?

Cardiopatia congênita – abaulamento da membrana que separa a auricula direita da auricula esquerda. Muitas vezes, é um achado ocasional, recentemente solicitei um ecocardiograma para um paciente de 70 anos com pressão alta e taquicardia supraventricular e foi diagnosticado aneurisma de septo interatrial. Consulte um cardiologista.

Há uns dois anos mais ou menos senti uma dor no peito, como se fosse uma agulhada e desde então praticamente todos os dias sinto essa dor, ela é dos dois lados do peito. Tem noite que dói praticamente a noite toda. Descobri agora que tenho hipotiroidismo.

A dor torácica atipíca, ou seja, dor não anginosa, pode ser uma manifestação de um transtorno de ansiedade. Leia o artigo do Dr. Diego em colaboradores. Outras causas comuns de dor torácica: esofagite, hérnia de hiato (esôfago), gastrite erosiva e problemas de coluna cervical. Os sinais clínicos mais comuns de hipotiroidismo: pele seca, unhas quebradiças e perda de memória. O hipotiroidismo sub-clínico é assintomático.

Tenho 30 anos, sou diabética e hipertença. Há dois dias tive uma subita queda de pressão, que me causou um suor excessivo, agitação, desmaio e falta de ar. A pessoa que me socorreu colocou sal na minha boca, e aos poucos fui retornando. Será que eu tive um infarto? Depois de quando tempo podemos verificar se tive um infarto ou não?

No artigo “Porque os Homens morrem mais cedo”, mostro que estatiscamente até os 55 anos de cada 5 homens um já infartou, de cada 17 mulheres uma infartou. Leia. O importante nas doenças do coração é a genética. Se o pai e/ou mãe tiveram infarto ou morte súbita antes dos 50 anos, a pessoa tem mais risco para o primeiro evento coronariano. A Diabetes e a hipertensão são fatores de risco quando não tratados adequadamente. Os remédios atuais, são cada vez mais efetivos, e o futuro para o tratamento dessas doenças, a curto prazo, é muito fascinante. O calor baixa a pressão. As mulheres não costumam beber água. Siga as orientações do seu cardiologista e do endocrinologista.

Tenho 59 anos. Fiz um ecodopplercardiograma com as seguintes conclusões: Disfunção diastolica ventricular esquerda por padrão de relaxamento alterado, Regurgitação mitral de grau mínimo e aneurisma de septo interatrial. É grave?  Vou precisar de cirurgia?

Disfunção diastólica é uma manifestação de pressão alta. Aneurisma de septo interatrial é uma cardiopatia congenita. Converse com o seu cardiologista.

Há uns dois anos, eu senti uma dor no peito em casa. Ao ficar preocupado, fui ao médico cardiologista em Cuiabá. Ele me fez uma consulta, fez um ecocardiograma e disse que tudo estava bom com o meu coração, o único problema era o estresse, porque eu fazia cursinho pré-vestibular para me ingressar na faculdade de Medicina (Federal). Minha dor continuou por uns tempos e, com os dias, sumiu. No outro ano, repentinamente essa dor volta, e eu regresso ao cardiologista, desta vez da minha cidade, Vilhena. Faço um teste ergométrico e um eletrocardiograma, além de consulta do meu nível de colesterol. Ele concluiu que não era nada sério, apenas estresse. Justificou, como o primeiro, que na minha idade só pode ser estresse. E então ele me liberou, como o outro. Meu colesterol LDL estava bom, mas o HDL estava baixo (32). O tempo passou, eu me acalmei e a dor sumiu com o tempo, voltando às vezes. Até hoje é assim… Vai e volta. Quando fico muito estressado, ela aparece. Minha pressão sanguínea é mais ou menos elevada (14-9). Lembrando que não sou obeso; meu triglicérides está normal; não fumo e não consumo álcool.

Eu queria saber, então, se essa dor que sinto vem da minha pressão, que é um pouco alta, ou se vem de outros fatores, como excesso de sais (como Cálcio, pois consumo muito leite)? E o que eu faço?

a) HDL baixo, é genético.
b) HDL baixo, triglicerídios elevados, glicose elevada, obesidade, hipertensão arterial é denominada síndrome metabólica.
c) Uma das principais causas de dor torácica é o transtorno de ansiedade generalizada ou síndrome do pânico (dor no peito, palpitações, sudorese e sensação eminente de morte.
d) Quando não existe doença física, quase sempre, os médicos dizem que não é nada. O correto é encaminhar ao serviço psiquiátrico. O preconceito ao psiquiatra é de ambos, do médico assistente e do paciente.
e) Os pacientescom dor no peito, chegam no consultório dos cardiologistas com inúmeros exames: eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, etc. Todos interpretados como normais.
f) 90% dos pacientes com ansiedade e síndrome do pânico, vão primeiro consultar com o cardiologista, que comumente encaminha ao psiquiatra.

As arritimias e palpitações podem provocar perda de peso?

A única causa de arritmias e sua consequente manifestação clínica, as palpitações, que pode provocar perda de peso é o Hipertireoidismo. Consulte o seu médico.

O que é dor precordial? É uma dor nos dois lados do peito tanto direito quanto esquerdo? E qual a diferença da dor retroesternal?

A dor retroesternal (atrás do osso esterno) em aperto, intensa, com duração de 2 a 5 min, sudorese e palidez é o quadro clínico da dor anginosa. Angina de Peito. A região précordial, a esquerda do torax, classicamente descrita com a região em cima do coração, é a manifestação clínica mais comum de dor toracica. Précordialgia. Ver classificação de Dor anginosa da Sociedade Canadense de Cardiologia. Ver no livro de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia de S.Paulo (SOCESP) o diagnóstico diferencial de dor toracica.

Tenho arritimia FA tomo medicação. Gostaria de saber se posso jogar futebol ou fazer musculação?

FA, fibrilação Atrial.

Não.

Fazer holter de controle e tentar ablação, para uma vida normal. Converse com o seu cardiologista.

Fiz um ecocardiograma e o laudo deu:

Nota-se precesença de aneurisma do septo interatrial sem shunt intercavitário visível ao exame transtoráxico.

Na impressão diagnóstica tem:

Aneurisma do septo interatrial.

O aneurisma do septo interatrial é a cardiopatia congenita mais comum nas mulheres adultas. Sem shunt,sem problemas. Leia em colaboradores o artigo Transtorno de Ansiedade.

Tenho 33 anos a três anos fiz estera e deu sugestivo de isquemia, fiz 02 cintilografias e deran normais.
Há dois anos repeti a esteira que que positiva para isquemia prontamente fiz cateterismo que deu normal.
Mais a questao é que sinto dores no braço esquerdo há anos sinto falta de ar quando vou dormir e dores nos dedos e punho esquerdo e também sinto dores no peito quando engulo, fiz vários outros exames e deram normais, esteira, ecodopler, ecg e rx torax. Tenho triglicerídios entre 120 a 210. Fui a PS centenas de vezes com estes sintomas prontamente faço enzimas, rx torax e ecg e nada graças a deus.

Os Transtorno de Ansiedade e Sindrome do Pânico são as causas mais comuns de manifestações cardíacas. 90% dos pacientes com transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico procuram o cardiologista antes de iniciar o tratamento com o Psiquiatra. Infelizmente um teste ergométrico falso positivo te levou a realizar inúmeros exames , inclusive com risco (cateterismo). Leia em colaboradores, o artigo do Dr. Diego: Transtornos de Ansiedade.

Minha filha tem 4 meses e tem uma CIV, está tossindo e cansadinha, o que devo fazer?

O fechamento da CIV, se tem um fluxo pulmonar muito aumentado pode ser corrigido em crianças de baixo peso. Cuidados médicos até aos cinco anos. Converse com o pediatra. É uma cardiopatia congenita muito comum. O acompanhamento clínico é fundamental.

Venho sentindo meu coração bater muito lentamente, com tontura as vezes falta de ar ao menor esforço e a noite quando acabo de me deitar acordo sobressaltada como se o coração fosse parar. Sou portadora de Tendinite e sinto muita fraqueza no braço e perna esquerda. Gostaria de poder ter uma orientação sua e saber qual médico procurar. As pessoas lá fora falam em miocardite e fico morrendo de medo. Poderia me esclarecer.

Adriana, leia nas perguntas, alguns comentários sobre as manifestações clínicas da tendinite, tenosinovite, bursite, discopatia cervical. A grande causa dessas doenças é a Lesão do esforço repetitivo(LER).  Leia, em Colaboradores o artigo : Transtorno de Ansiedade.

Sinto dores no peito esquerdo com dormencia no braço e uma agonia que chego a passar mal, já tive depressão uma vez tenho 23 anos, minha pressão subiu uma vez para 24 por 14, eu estava obesa, perdi 22 quilos e não mais subiu. Fiquei sentindo isso e tenho medo de tudo, de ir pa missa e morrer lá, de ir pras festas… tô perdendo minha juventude por causa disso. O que faço? Ja fui ao cardiologista fiz exames e não deu nada e sinto uma queimação no peito, estou desesperada.

A dor toracica com dormências e formigamentos nos braços (ou isoladamente, sómente no braço E.) quase sempre acompanhada de dor de cabeça e/ou tonturas são manifestações de doença da coluna cervical. Leia, em colaboradores o artigo do Dr.Diego, transtorno de ansiedade.( Síndrome de panico?) Escreva.

Como ocorre a morte súbita após uma angioplastia com colocação de stent?

A ACTP com Stent ( homenagem ao dentista ingles Dr. Stent, que criou as próteses dentárias) não corrige todas as obstruções coronarianas. O Stent, muitas vezes , não é indicado em lesões distais e de díficil abordagem com o cateter. Estas lesões residuais , quando severas, são responsáveis pela morte súbita, causada por arritmia ventricular complexa (taquicardia ventricular) em pacientes com fração de ejeção abaixo de 30. A indicação de Stent ou Safena , quase sempre, são em pacientes com aterosclerose coronariana importante.

Fiz um eletrocardiograma e deu o seguinte resultado: ritmo sinusal com IESvisolada HBAE.
Gostaria de saber se é grave não?

O HBAE é um sinal eletrocardiografico comum em várias situações clínicas: Hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) uso de algumas medicações, desvio do eixo do coração em gestantes, em obesos etc. Aguarde sua consulta. Fique tranquila.

Dr. por favor estou com taquicardia … estou sentindo meu coração acelerado . Isso tem a ver com o diagnóstico que tive recentemento de BRD er aneurisma do septo interatrial sem shunts?

Transtorno de ansiedade generalizada é uma causa comum de taquicardia, palpitações e dor toracica. O aneurisma do septo interatrial (quase sempre achado ocasional) é o gatilho da manifestação dos sintomas emocionais. Converse com um cardiologista.

O que significa quando o exame mostra o resultado ritmo sinusal?

É o ritmo normal do coração. O nó sinusal é a origem dos batimentos cardíacos. Dai o nome.

Fiz um teste ergométrico e no ECG evidencia ritmo sinusal e onda r embrionária de V1 a V3. Será que isso é algum problema?

Onda r invertida em V1,V2,V3 é um achado comum no eletrocardiograma de mulheres. Não é patológico. Sem problemas.

Fiz electrocardiograma que diz Hemibloqueio Anterior Esquerdo, que cuidados devo ter?

O HBAE pode ser uma manifestação de Hipertensão arterial sistêmica.  Nada grave. Consulte um cardiologista.

Minha filha de 3 anos estava com infecção no ouvido. Ao mesmo tempo, estava reclamando que o coração estava “acelerado”. Conversando com sua pediatra, fiquei preocupado com este fato porque sou portador de arritima cardíaca e hipertensão arterial. A médica percebendo minha preocupação, resolveu solicitar um eletrocardiograma, apenas para nos tranquilizar.
O resultado do laudo médico descreveu uma “taquicardia sinusal”. Como sou leigo, e a pediatra não é uma especialista na área, gostaria de maiores esclarecimentos.

A taquicardia sinusal é o rítmo normal do coração da criança. No adulto ,acima de 100 bpm é taquicardia, abaixo de 50 bpm é bradicardia. A criança tem a F.C. mais elevada. Fique tranquilo.

Fiz um eletrocardiograma e o laudo foi. Batimento normal. FC. 85. Bloqueio Ramo Direito . Está tudo bem?

O BRD quase sempre é congênito. Faça um ecocardiograma para afastar outras patologias congênitas. Tudo bem.

Uma pessoa sente o infarto quando está dormindo? Em quanto tempo o infarto mata uma pessoa?

Sim. A dor do infarto é intensa e o que causa a morte súbita em um paciente dormindo é a sua consequência maior, a arritmia ventricular grave, fibrilação ventricular. Geralmente são pacientes portadores de lesão coronariana grave (oclusão acima de 90%). A morte súbita, quase sempre é muito rápida. Em tempo, 25% dos infartos são silenciosos. Atualmente a sobrevivência ao Infarto do miocárdio é muito elevada. A nossa preocupação é com a prevenção da morte subita. Leia meu artigo: Morte súbita: tempo é vida.

O que quer dizer válvula mitral com proplapso de ambos folhetos, com aspectos sugestivo de degeneração mixomatosa e escape mitral telessistólico e tricúspide. É necessário cirurgia?

A Síndrome do prolapso de válvula mitral, também chamada de Síndrome do clique sistólico, é uma síndrome clínica que inclui o PVM, regurgitação mitral e/ou válvula mixomatosa ou espessada. É uma das anormalidades das válvulas mais comuns. Incidência de 3 a 5% da população com uma predominância feminina de 2:1. Pacientes assintomáticos reavaliação a cada 3 anos com Ecocardiograma. Pacientes com regurgitação mitral devem fazer profilaxia da endocardite bacteriana, ou seja, tomar antibiótico antes de qualquer procedimento cirúrgico (principalmente tratamento dentário). Pacientes com arritmia (palpitações e síncope) fazer estudo eletrofisiológico. É uma doença valvular comum. Converse com o seu cardiologista. Em tempo, quanto maior é a regurgitação mais cuidado com o PVM.

Minha mãe tem 64 anos já tem implantado um stent coronariano e no raio x recebido hoje consta area cardíaca de configuraçao habitual. Aorta alongada e com calcificaçao parientais em sua croça. Transparencia pulmonar normal. Seios costofrenicos permeaveis. É muito grave o que ela tem ou pode se esperar para uma consulta que já agendei para o dia 26/02/09 porque agendar para o médico do sus somente em março. Será necessario um novo cateterismo?

O Raio X mostra que não existe sinais de insuficiência cardíaca. As lesões aorticas são antigas. Sem dor anginosa o Stent (homenagem ao dentista inglês que criou as próteses dentárias: Dr. Stent) está permeável. Manter continuidade no acompanhamento clinico , com o cardiologista que indicou a revascularização miocárdica. Angioplastia com Stent.

Minha afilhada de 5 anos teve a Doença de Kawasaki fazem uns 6 meses, ela ficou hospitalizada para o tratamento, mas ficou com um aneorisma no coração, o 1º exame constatou que o aneorisma tinha 6.4 cm, o 2º estava 7, e agora o 3º 9 cm, estamos muito nervosos pois não sabemos exatamente os procedimentos neste caso. O q pode e deve ser feito? Isso tem cura?

O que é a doença de Kawasaki? Caracteriza-se por febre, hiperemia conjuntival bilateral (vermelhidão), alterações da mucosa oral, das mãos e dos pés, exantema poliformo (manchas avermelhadas) e adenomegalia (aumento dos ganglios linfáticos) além de comprometimento no sistema nervoso central, respiratório, no sistema digestivo, e principalmente no sistema cardiovascular (coronarite grave). Os aneurismas são fibras musculares do coração sem contratilidade. É a complicação mais grave da Síndrome de Kavasaki (vasculite: doenças das pequenas artérias) levando a miocardiopatia dilatada. É uma doença grave. O acompanhamento de um cardiologista pediátrico é muito importante, inclusive para as decisões terapêuticas imediatas.

TRATAMENTO DO PROLAPSO DA VÁLVULA MITRAL

1)      Quando tratar o P.V.M?

Após confirmação diagnóstica de um P.V.M., a decisão terapêutica deverá ser individualizada em razão da forma clínica, do tipo e da intensidade dos sintomas, da presença e do grau de disfunção valvar e de sua repercussão sobre hábitos e qualidade de vida do paciente, além da existência de complicações associadas.

A grande maioria dos pacientes permanece assintomática e requer apenas observação clínica periódica.

Aqueles sem sopro ou refluxo no ecocardiograma devem ser tranqüilizados em relação à natureza visualmente benigna da evolução da Síndrome.

About these ads

120 respostas para Dúvidas Frequentes | Informações sobre Doenças

  1. Erica Castro o rítmo sinusal é o rítmo normal do coração. Repolarização precoce é congênito ( uma variante do eletrocardiograma normal). Fique tranquila.

  2. Leila Marques, o Hipotireoidismo altera o eletrocardiograma em um coração saudável: Baixa voltagem do QRS e Alteração inespecífica da repolarização ventricular. Leia em Dúvidas Frequentes: Alterações da repolarização ventricular. Fique tranquila. Dr. Rui Peixoto e CoL.

  3. Erica Castro disse:

    Olá, Dr. Ruy. Meu esposo fez um ECG de repouso, e o laudo deu Ritmo Sinusal, com repolarização precoce em parede inferior. O que é isso? Precisa de tratamento? Por gentileza, me orienta! Desde já obrigada. Até.

  4. Leila Marques disse:

    Boa Noite Doutor!
    Tenho 33 anos e acabei de fazer um ECG onde a conclusão foi: ALTERAÇÃO DA REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR EM REGIÃO ANTERIOR, RITMO SINUSAL. Isso é grave?
    Hipotireoidismo pode causar esse problema?

    Estou preocupada!

  5. Sidnei Lima disse:

    Saudações Dr;

    De forma humilde deixo meus agradecimentos pela atenção.

    Sds,
    SidneiyLima

  6. Sidnei Lima, o distúrbio de condução pelo ramo direito, quase sempre é uma variante do ECG normal. Congênito. Na dúvida, realizamos um Ecocardiograma para afastar outras patologias congênitas. Fique tranquilo.

  7. Maria, as dores toracicas não coronarianas (coração) são inúmeras. Leia os artigos, em Colaboradores: Dor Précordial e Transtorno de Ansiedade.

  8. maria disse:

    olá tenho 32 anos,algum tempo ando sentindo muita dor no peito é uma dor q parece q vai apertando ate o pescoço é muito forte a dor já fiz raio x e também um ecg de repouso o resultado deu ritmo sinusal e pelo q eu li é normal oque será q significa tanta dor?

  9. Sidnei Lima disse:

    Saudações Dr.;

    O que significa quando o exame mostra o resultado de conclusão: Distúrbio de condução do Ramo Direito?

  10. Marta, o importante na Miocardiopatia Dilatada Compensada, ou seja, sem sinais de insuficiência cardíaca, é a fração de ejeção. Os anestésicos são muito seguros. Converse, com o seu Cardiologista. Fique tranquila.

  11. Marta disse:

    Estou com cancer de mama e o médico vai fazer uma mastectomia.Tenho uma miocardiopatia dilatada e um bloqueio no ramo esquerdo.
    Estou com receio da anestesia…
    Grata. Marta

  12. Rosangela, os fatores de risco para um infarto: pressão alta, colesterol elevado, fumo, diabetes e história genética. Infarto do miocardio, disfunção de ventrículo esquerdo (fração de ejeção?) angioplastia com stent? (cateterismo é um exame) tratamento clínico para os fatores de risco e revascularização percutânea (angioplastia) ou revascularização cirúrgica (safena). Dor de cabeça (nitrato- isordil?), dor no estomâgo (aas – gastrite?), dor no peito (angina?), cansaço (disfunção ventricular esquerda?).
    Confie no diagnóstico dos cardiologistas. Sou um cardiologista do SUS.

  13. rosangela disse:

    Meu pai teve infarto, ele tem angina e disfunção do ventriculo esquerdo, ele fez o cateterismo e teve as arterias desentupidas mas já vai faz dois meses ele já foi internado de novo por que sentiu dor no peito falta de ar dor de cabeça e dor no estômago mas os médicos dizem que e o exames dele estão normais, mas ele ainda sente cansaço, respiraçao ofegante e dor no peito. O que pode ser? Estou preocupada pois nao temos convenios pois os medicos sao da area publica.

  14. erika reis,leia em Colaboradores o Artigo: Transtornos de Ansiedade.A medicação para asma Brônquica, apresenta como efeitos colaterais: taquicardia( palpitações) .Fique tranquila.

  15. erika reis disse:

    ola doutor sou de Angola ,tenho 32 anos sou asmatica desde os 25 e tenho tido arrepios na cabeca,formigueiro,dormencia no braco esquerdo e como dizem coracao nao doi mas eu sinto dores que faco estou desesperada sera que e da prednisolona q tomo tenho tensao normal por vzs baixa ja fiz teste de diabetes n ao tenho sera colesterol ajude-me obgada

  16. Thais Cardoso, alteração da repolarização ventricular em parede inferior ( diafragmática) não é contra-indicação para a cirurgia. Converse com um cardiologista.

  17. Thais Cardoso disse:

    Olá Dr. tenho 26 anos vou fazer cirurgia de protese de mama, realizei um eletrocardiograma como exame pré operatório, mas deu alteração da reapolarização ventricular inferior, isso é grave? vou poder realizar a cirurgia?

  18. Nayara, leia em Colaborados os artigos: Dor Précordial e Transtornos de Ansiedade. Faça um eletrocardiograma de esforço e fique tranquila.

  19. Nayara disse:

    DR.sinto uma dor no peito esquerdo todas as horas do dia,que prejudica minha concentração e o auto astral,é muito ruim e forte já tenho isso há uns 5 anos.Tenho sindrome do panico,tomo medicamentos,faço terapia desde o começo das crises,mas a dor nunca passou.O que pode ser?

  20. George Santos de Sá, bradicardia sinusal, ritmo sinusal de atletas (normal) BIRD congênito ou variante do eletrocardiograma normal.
    Solicito de rotina um Ecocardiograma.
    Consulte um cardiologista.

  21. george santos de sa disse:

    Fiz um ECG e a conclusão foi: BRADICARDIA SINUNAL; E BLOQUEIO INCOMPLETO DO RAMO DIREITO, isso é grave? Posso continuar minhas atividades fisicas?

  22. Wilcrem otero, 6 meses após qualquer evento coronariano. Consulte, o seu cardiologista, porque tem que suspender os antiagregantes plaquetários 5 dias antes. ( Clopidogrel ou Salicilato ou ticlopidina)

  23. Rosimeri, com cintilografia miocárdica normal, fique tanquila. O hipotireoidismo causa muitas alterações no eletrocardiograma de repouso. (baixa voltagem, alterações da repolarização ventricular). Mantenha o tratamento com o endocrinologista.

  24. wilclem otero disse:

    Bom Dia Doutor,

    Tenho 50 anos coloquei 2 stents,e tenho uma hernia de disco entre a 6 e 7 sera que em que tempo poderei operar minha coluna?

    Grato

  25. Guimar, arritmia sinusal é fisiológico. Os batimentos cardíacos aumentam e diminuem com a inspiração e expiração. Normal.Leia, em Colaboradores os Artigos: Palpitações e Transtornos de Ansiedade.

  26. Anônimo disse:

    Dr meu nome é Rosimere, estava sentindo umas dores no peito, fui no cardiologista e fiz um eletro que acusou alterações na repolarização em parede ventricular anterior e infra de st>1mm em DI DII DIII e AVF. Fiz teste de esforçoque teve resultado normal, cintilografia de perfusão miocárdica normal para isquemia mas com infra de st em repouso e malgumas derivações,minha pressão está ficando 140/90, tenho hipotireoidismo, fiz tireoidectomia total e meu tsh estava 18,6 e faço uso de lazilex para remissão de proteínuria(1,764mg p/24 hs) e colesterol de 463, e triglicerídeo de 576. Gostaria de saber se preciso me preocupar com essas alteraç~çoes que deram no ecg?

  27. guimar disse:

    Dr. Rui fiz um eletro cardiograma e o resultado foi arritimia sinusal.Levei ao cardiólogista e ele mim tranquilizou que não era nada grave,com o tempo desapareceria seria comum em crianças e jovens, tenho 32 anos e sinto essa arritimia à 3 anos,tenho observado que acontece geralmente a noite ou ao amanhecer, quando tudo está tranquilo, percebo também que quando acordo dou uma espriguiçada e logo ela vem, gostaria muito de poder contar com a sua ajuda se possível mim responder, obrigada.

  28. Cristina Landaul, leia em Colaboradores os Artigos: Trantornos de Ansiedade e Palpitações.

  29. Elaine Santos, o bloqueio incompleto de ramo direito é congênito, ou considerado uma variante do ECG normal.Solicitamos um ecocardiograma para afastar outras alterações congênitas associadas.( CIA?)Consulte um cardiologista.

  30. Oi Dr,Tenho 29 anos e desde os 15 anos sinto uma tremidinha eu acho que é no coração é meio complicado de explicar,as vz treme e me da um susto parece que vai parar,mas não tem dor as vz parece no coraçao e outras vz parece que é na boca do estomago,fiz os exames de eletrocardiograma e o de esforço,esta tudo ok,o cardiologista disse pra eu fazer uma endoscopia porque pode ser algo no estomago.
    Dr quero fazer uma cirurgia plastica de aumento de mama(protese de silicone)ja fiz todos os exames exigidos e ta tudo certinho ,mas sou muito ansiosa e quase desmaio só para tirar sangue,minha pressão baixa porque sou medrosa e fico pensando que o pior vai acontecer comigo ,não sou alergica e nunca tive problemas com medicamentos,e ja tomei uma anestesia local na perna em concequencia de um corte.
    Tenho medo da anestesia de dar parada cardiaca, e de morrer gostaria de saber qual a probabilidade disso acontecer ,sendo que a anestesia vai ser local com sedaçao? Quero muito fazer essa cirurgia ,mas como faço pra relaxar?

  31. ELAINE SANTOS disse:

    Fiz um ECG e deu como conclusão bloqueio incompleto do ramo direito gostaria de saber o que significa?

  32. Nyna,leia em Colaboradores o Artigo: Transtornos de Ansiedade.

  33. Nyna disse:

    Olar Dr, Tenho vou fazer 29 anos no mes de maio 2010 tenho 1,67 de altura e peso 52 kilos e o normal da minha pressao arterial e baixa.Nao fasso nem um exercio fisico e sou dona de casa. Sou muito ansiosa, nervosa e me preocupo com qualquer coisa. Estou muito preocupada porque as vezes eu sinto ardencia na minha veia do pescoso do lado esquerdo e na veia do meu braco esquerdo.Isso pode ser consequencia da ansiedade ou estou tendo um infarto?

  34. Daniela disse:

    Muito obrigada doutor!

    Abs.Daniela

  35. Ana Paula, baixa voltagem do complexo QRS no eletrocardiograma de repouso: Obesidade, edema de membros inferiores, hipotireoidismo, variante do eletrocardiograma normal, etc.
    Fique tranquila. Consulte um cardiologista.

  36. Janildo Fonseca, leia em Colaboradores o artigo: Dor précordial. Recomendamos, antes de iniciar um programa de exercício, realizar um teste Ergométrico (eletrocardiograma de esforço).

  37. quando vou começar a caminhada começo a sentir dor toracica imprecisa que cessa apos 10 minutos de exercicio.sera uma dor toracica tipica de angina.

  38. Ana Paula disse:

    Dr, o eletrocardiograma deu ritmo cardiaco: sinusal, FC media: 79bpm, complexo QRS: baixa voltagem. Conclusão do exame: baixa voltagem do QRS, gostaria de saber o que significa isso.

  39. Daniela, disturbio da condução do ramo direito é uma variante do eletrocardiograma normal.As crianças apresentam a frequencia cardíaca acima dos adultos.Confie no seu Pediatra.

  40. Daniela disse:

    Dr. Rui,

    No eletro do meu filho de 5 anos deu como resultado distúrbio de condução do ramo direito e taquicardia sinusal. O pediatra disse que isso é normal. Não preciso me preocupar mesmo?

    Obrigada

  41. Juarez, a dose de Losartan é 50mg ou 100mg, indapamida é 1,5mg, Tartarato de metoprolol é 5omg ou 100 mg. ou Succinato de Metoprolol 100mg, 50mg, 25mg.O tratamento não farmocológico da HAS: perda de peso, restrição de sal e fumo, exercícios físicos, tratamento da ansiedade, diminuição do consumo do álcool. O tramento farmacológico é importante mas seguindo os protocolos da Sociedade Brasileira de cardiologia ou American Heart.
    Associações de drogas de acordo com a classificação da HAS.
    Consulte um cardiologista.

  42. Zoraima Moura, leia em Colaboradores o artigo: Prolapso de válvula mitral.Consulte um cardiologista.

  43. zoraima moura disse:

    DR descobri que minha filha tem PVM ela tem 11 anos e está com pressão alta, o tratamento é com remédios ou tem que fazer cirurgia?

  44. Karina Martelli, disturbio da conduçaõ intraventricular pode ser uma variante do eletrocardiograma normal, ou congênito.Os sintomas: leia em Colaboradores o Artigo: Transtornos de Ansiedade.Fique tranquila. Consulte um cardiologista.( a alteração eletrocardiográfica,quase sempre é um achado ocasional)

  45. karina martelli disse:

    meus si ntomas sao:falta de ar,tonturas,tremedeiras,boca seca,coraçao acelerado,sensaçao de desmaio e muito medo de morrer do coraçao.

  46. karina martelli disse:

    discreta conduçao intra ventricular e uma doença grave? quais os sintomas que ela causa?

  47. Patricia, bloqueio de ramo esquerdo de grau leve a moderado, a duração do complexo QRS situa-se entre o,10 a 0,12 seg. Bloqueio de ramo esquerdo avançado o complexo QRS no eletrocardiograma é acima de 0,12 seg. Investigar. Bloqueio imcompleto de ramo direito ( atraso final de condução do estímulo) pode ser uma variante do eletrocardiograma normal.

  48. Patricia disse:

    Fiz um eletrocardiograma e deu tudo normal com “bloqueio incompleto do ramo esquerdo. O que é isso? É grave? Devo tratar? Obrigada pela atenção!!

  49. Keniah, leia em Colaboradores o artigo: Defeito do septo atrial. CIA é uma cardiopatia congênita comum , em mulheres, convives ha 17 anos com ela..Fique tranquila.Converse com o teu Cardiologista.

  50. Irabela, feliz com os teus elogios. Um abraço. Dr. Rui Peixoto.

  51. dr. peixoto disse:

    dr. gostaria de parabeniza-lo por esse trabalho o sr é uma pessoa muito humana que deus te abençoe lhe der paz muita saude e felicidade ao sr e toda sua equipe e familiares. abraços

  52. Keniah disse:

    Dr, tenho 17 anos e fiz algumas exames porque estava muito cansada e com dor no peito.O médico me disse que eu tinha uma comunicação interatrial, oque estava me dando arritmia. Agora, está me dando uma mancha no meio para o lado esquerdo, perto do coração, sendo que quando estou cansada essa mancha se torna mais vermelha. Isso teria alguma coisa haver com o CIA?

  53. Fagner Lago, o exame indicado para a avaliação do rítmo circadiano das arritmias é o Holter. 30 a 40% da populaçao em geral apresentam extrassítoles supraventricular e ventriculares. Sem doença orgânica no coração, não apresentam um signicado maior. O importante é diagnosticar o que desencadeia esta arritmia: transtornos de ansiendade( leia em Colaboradores) tireóide ( exame T3,T4,TSH) doenças respiratórias e gastrointestinais.Consulte um cardiologista.

  54. Daine Brito, atraso final da conduçao do estímulo, bloqueio incompleto do ramo direito, é uma variante do eletrocardiograma normal.Sem significado patológico e congênito.

  55. Aparecida afonso dos santos, as alterações da repolarização ventricular em area septal, ou alterações Inespecíficas da repolarização ventricular não são compátiveis com a presença de cardiopatia orgânica,( doença no coração) principalmente com um ecocardiograma normal.Fique tranquila.

  56. daiane brito disse:

    tenho 17 anos e tenho um bloqueio inconpleto no ramo direito do coração isso e grave?

  57. Fagner Lago disse:

    Doutor, meu nome é Fagner Lago, por favor me ajude, tenho 22 anos…
    Certo dia acordei com uma arritimia muito alta e bastante tonto, depois disso passou, depois de uma semana mais ou menos aconteceu de novo… Só que depois disso a arritimia não passou mais estou tomando atenolol a algun tempo para controla-lá. As vezes sinto que meu coração da uma paradinha e volta, e já achei que era chagas, fiz machado guerreiro duas vezes e deu negativo. Já fiz vários exames até agora só descobri que minha pressão deu 16/9 mas niguém sabe o que é. Se for possível me indique algum exame, obrigado desde já!

  58. aparecida michela afonso dos santos disse:

    d. o ano passado fiz ecg e deu alteraçâo na ventricular septal ,eo dr,pediu um ecocardiograma ,e o resultado deu negativo em tudo ,tudo normal ,eo medico este mes pediu outro deu a mesma coisa alteraçâo inespecifica da repolarização ventricular em area septal,isso e serio dr,porque no ecocardiograma n deu nada o que eu faço.obrigada

  59. Neila, Bloqueio Atrioventricular total ( BAV de 3 grau) é uma doença do sistema de condução dos estímulos cardíacos.A indicação é de Marcapasso. Consulte um Cardiologista.

  60. Neila disse:

    A pessoa que possui um bloqueio total do lad esquerdo do coração necessariamente precisara de implantar o marcapasso?

  61. marcia disse:

    Carissimo doutor:
    Meu teste ergométrico indicou EV s monomórficas, isoladas.Posso fazer esteira e musculação( apresento osteopenia)?

  62. cardiologista rui peixoto disse:

    Ana Paula, coartação da aorta? Sem problemas. leia em colaboradores Transtorno de ansiedade.

  63. Ana Paula Damiani disse:

    tenho 20 anos, no inicio do meu nascimento tive um problema na valvula aortica ?ela ficou aberta então tive fazer a cirurgia com 3 anos de idade, hoje com 20 com 148 de altura fiz exame para ver como esta valvula então mostro um estreitamento de 9mm do torax fluxo minimo o cardiologista diz que não precisa fazer a cirurgia, só que eu tenho os meus pés muito gelado e maos tembem muito fraquesa nas pernas sinto dor nas pernas quando eu levando de manha e quando pratico exercicio DEMAIS ME DA FRAQUEZA E CANSAÇO E TENHO SONOLENCIA SERÁ QUE É DA ANEMIA OU DO MEU PROBLEMA Q JÁ TENHO, E OUTRA OS MEDICOS disseram Q ´POSSO ENGRAVIDAR DEVIDO AQUELE PROBLEMINHA VALVULA ENTÃO EU GOSTARIA DE SABER QUAL É AS CAUSA SE EU ENGRAVIDAR

  64. cardiologista rui peixoto disse:

    Marcos, leia em Colaboradores os artigos Prolapso de válvula mitral e defeitos do septo interatrial.Confie no seu cardiologista.

  65. Doutor Rui Peixoto, fiz um ecocardiograma e o resultado deu: dilatação importante das câmaras direitas, valva mitral com prolapso de sua cúspide anterior e valva tricúspide com incompetência moderada. Tenho 32 anos e sempre fiz exercícios físicos forçados e nada sinto. O meu cardiologista passou um cateterismo desconfiando de CIA. Doutor eu pergunto se o caso pode ser de cirurgia?

  66. cardiologista rui peixoto disse:

    Irabela,o rítmo sinusal é o rítmo normal do coração.Disturbio da condução pelo ramo direito.( bloqueio de ramo direito ou bloqueio incompleto de ramo direito)geralmente congênito . Fique tranquila. Consulte um Cardiologista.

  67. irabela cerqueira f. da silva disse:

    dr.rui peixoto
    fiz um ecg deu ritimo sinusal, fc 81bpm
    sãqrs= +60
    disturbio da conducao do ramo direito é perigoso estou desesperada.

  68. cardiologista rui peixoto disse:

    Daine, as cirurgias de implantação de próteses metálicas ou biológicas ( mitral ou aórtica) são procedimentos cirurgicos muito seguros.

  69. daiane disse:

    oi doutor desculpa perguntar denovo é que estou preocupada minha cunhada tem que fazer uma cirurgia de protese de valvula do coraçao queria saber quais sao os riscos que ela pode correr !muito obrigada pela atençao

  70. cardiologista rui peixoto disse:

    Cleide, o clopidogrel ou AAS pós cateterismo pode provocar purpura. ( manchas roxas). Fique tranquila.Converse com o seu cardiologista.

  71. Rita disse:

    Obrigada Doutor, pela atenção e o carinho!!
    Fique com Deus!!
    Rita.
    P.S. Vou ler o artigo indicado!

  72. cardiologista rui peixoto disse:

    Erika, rítmo sinusal é o rítmo normal do coração. BRD, é na grande maioria dos casos ,congênito. Taquicardia sinusal, batimentos cardíacos acima 100 bpm.( ansiedade) Consute um cardiologista

  73. cleide disse:

    FIZ CATATERISMO A MAIS DE 15 DIAS, DEU NORMAL MAS ESTA APARECENDO MANCHAS ROXAS, COM TROMBOS, NA BATATA DA PERNA, NA VIRILHA E OUTROS? É PERIGOSO, DEVO CONSULTAR O ANGIOLOGISTA? FALEI COM O MÉDICO E ELE MANDOU SUSPENDER MEDICAMENTO E DISSE QUE NÃO TEM NADA A VER COM O CATATERISMO.

  74. Erika disse:

    Dr. fiz um eletrocardiograma e constatou ritmo sinusal,bloqueio do ramo direito e taquicardia….O Que signifa???Será que o sr. pode me ajudar???
    Obrigada!!!

  75. cardiologista rui peixoto disse:

    Lurdes,a Doença de Behçet é uma doença inflamatória vascular, que pode ser uma manifestação não-articular de doença reumática. É uma vasculite, que entre vários orgãos atingidos o pulmão é um deles.( hemoptise) Para maiores informações, consulte um Reumatologista.

  76. lurdes disse:

    Doutor:
    vivo há 2 anos com uma dúvida dolorosa. Tive uma irmã
    que faleceu com uma hemoptise maçiça,devido á doença de bechet.? Qual a razão de isto ter acontecido, agradeço profundamente uma resposta.

  77. regina a c disse:

    queria saber o que é disturbio de condução intraventricular ?
    e qual o risco pode causar?

  78. cardiologista rui peixoto disse:

    Lenilde, os sintomas: dispnéia( faltar de ar), edema de membros inferiores, tosse seca, coração com aumento de volume?Insuficiência cardíaca? Porque não levá-la em um Serviço de Emergencia?

  79. cardiologista rui peixoto disse:

    Ana Maria, leia em Colaboradores: PVM.Vida normal.

  80. lenilde disse:

    bom dia doutor !!venho aqui te pedir uma ajuda pois estou desesperada,tenho uma amiga q esta muito mal ela fez uma serie de exames inclusive eletro do coraçao,passou por uma medica clinica geral e ela disse q o problema dela e´coraçao grande,ela sente dores,falta de ar frequente e esta inchando muito doutor alem d td ela esta com uma tosse ja tem 4 meses a medica marcou um cardiologista q ela vai passar so dia 25 estamos muito preocupados .esse problema de coraçao tem tds esses sintomas ou sera q ela tem algo mais dq isso?pfr mande-me uma resposta precisamos de uma opiniao.desde ja agradeço a atençao.

  81. ana maria carneiro alves da silva disse:

    Há 9 anos atrás,quando estava grávida de 5 meses descobri ter prolapso de válvula mitral.té hoje faço tratamento,tomo renédios todos os dias e graças a DEUS me sinto super bem.

  82. cardiologista rui peixoto disse:

    Laura, leia em Colaboradores o artigo Defeitos do Septo interatrial. Indicamos Prótese de Amplatzer ou Hilex em defeitos com diametro acima de 20 mm ( Hilex) ou Amplatzer 30 mm.O importante é Shunt direito-esquerdo. Leia em Perguntas. Consulte com um Cardiologista especializado em Cardiopatias Congênitas

  83. Laura disse:

    Olá dr.,

    fiz um ecodoppler e a conclusão foi a seguinte:
    – Remodelagem concêntrica do ventrículo esquerdo.
    – Dilatação isolada em grau discreto a moderado da região do istmo da aorta (3 cm).
    – Aneurisma do septo interatrial.
    – Pequeno pertuito de comunicação interatrial na região mais inferior e posterior do aneurisma.

    A pergunta é a seguinte: preciso ou não de cirurgia?
    Fui a 3 cardiologistas e as opiniões diferem, um diz que é necessário uma cirurgia com implante de prótese via catéter, o outro diz que posso viver normalmente e que a cirurgia é discutível e o 3º me disse que só preciso de repouso, só que sinto dores torácicas, falta de ar e não consigo fazer uma atividade normal, como a de ir à feira, sem me cansar. E viver em repouso eterno não é possível, pois preciso trabalhar para me manter.
    Há 3 anos tive um AVCI.
    Por favor, me oriente.

    Grata,

    Laura

  84. cardiologista rui peixoto disse:

    Simone, uma causa comum de taquicardia é o hipertireoidismo.Na esteira, o quadro clínico apresentado é a Síndrome do Panico.Leia, em colaboradores o artigo: Transtorno de Ansiedade.Os betabloqueadores cardioseletivos, são indicados quando a taquicardia ( palpitações ) diminuem a qualidade de vida.Consulte um psiquiatra.

  85. cardiologista rui peixoto disse:

    Tania, a doença indeterminada de Chagas, sorologia positiva, não tem nenhuma relação com a sintomatologia.O ecocardiograma mostra se existe uma cardiopatia chagasica.Fique tranquila, pouco provável.Consulte um cardiologista.

  86. Simone P P Reis disse:

    Olá Dr. Sempre tenho a FC alta, tenho 32 anos e independente de estados de ansiedade ou não. Meus batimentos variam entre 91 e 130 + -, já fiz vários exames, inclusive holter que deu Arritmias Ventriculares, Supraventriculares e várias pausas que variaram de 2 a 5 segundos, inclusive durante a noite.Sinto muita fadiga e cansaço, tem dia que parece que corri por horas, sem ter feito esforço nenhum. No eco deu um aneurisma de septo, insuficiência tricúspide e prolapso mitral. Já fiz tratamento psiquiátrico de transtornos de ansiedade, porém os remédios me dopavam e não conseguiam diminuir a FC, somente consigo melhorar tomando betabloqueadores, já fiz uso de vários, os médicos dizem que nao é nada, mas sempre me passam este tipo de medicamento. Estes dias fui fazer uma esteira e nao consegui porque comecei a ficar pálida, com falta de ar, as mãos geladas, então o médico me interrompeu, mas não me explicou porque e colocou laudo inconclusivo. Sei que estes são achados simples, mas o fato de ter os batimentos cardíacos acelerados frequentemente e por muito tempo podem me causar algum dano ao coração futuramente? Devo tomar medicamentos para diminuir a FC?

  87. TANIA disse:

    TENHO 34 ANOS E DESCOBRI ATRAVES DA SOROLOGIA QUE TENHO DOENÇA DE CHAGAS. FAZ ALGUM TEMPO QUE SINTO DORES NO PEITO ESQUERDO E NO BRAÇO ESQUERDO E ME SINTO UM POUCO CANSADA ATÉ PARECE QUE VAI ME FALTAR O AR.A DOR É CONTÍNUA E PASSA APÓS ALGUNS MINUTOS AS VEZES PASSO VÁRIOS DIAS SEM SENTIR DOR JÁ HOUVE PERIODOS DE SENTIR ESSA DOR VARIAS VEZES POR DIA.MINHA MEDICA ME ACONSELHOU A PROCURAR UM CARDIOLOGISTA. ISSO ESTÁ RELACIONADA COM DOENÇA DE CHAGAS? QUAL EXAME EU DESCUBRO SE A DOENÇA AFETOU O CORAÇÃO?

  88. cardiologista rui peixoto disse:

    Rita, leia em Colaboradores o artigo: Transtorno de Ansiedade.fique tranquila.

  89. cardiologista rui peixoto disse:

    Angelica, o aneurisma de septo atrial é congênito. Frequentemente, achado ocasional.

  90. Rita disse:

    Olá Dr.!!
    Sinto eventualmente um desconforto muito grande Às vezes, tenho a impressão que o meu coração deu uma batida forte a mais. Fico apavorada! Já procurei um cardiologista e fiz algunas exames. Todos normais. O ECG por exemplo deu Taquicardia Sinusal. Mas o médico disse que foi devido ao meu nervosismo.
    Por favor me ajude!! Isso não é nada sério é?!
    Obrigada.

  91. angelica disse:

    Dr.Rui, gostaria de saber se aneurisma do septo interatrial e congenito ou pode surgir em paciente com historia de arritmia apos sessao de quimioterapia. E oque significa ser com shunt ou nao, e se e grave. Obrigado.

  92. cardiologista rui peixoto disse:

    Rosemeire, leia em Colaboradores Prolapso de válvula mitral. Fique tranquila, é a cardiopatia mais comum na mulher adulta.Os betabloqueadores ( atenolol) são indicados em PVM com arritmia. ( extrassístoles ventriculares).

  93. Anônimo disse:

    tenho PVM e ultimamento tenho tido varios sintomas como palpitaçoes tremores no corpo todo falta de ar dores no peito queimaçao no peito tonturas o medico me passou atenolol mas tenho medo de tomar remedio
    por favor me ajude rosemeire de sao paulo

  94. cardiologista rui peixoto disse:

    Fernando, o aneurisma do septo interatrial é uma cardiopatia congênita, diagnósticada ,muito frequentemente ,de maneira ocasional.Vida normal.

  95. fernando disse:

    o aneurima septo imteratrial interfere em uma vida normal,quais as mudanças?

  96. cardiologista rui peixoto disse:

    Renato, leia em Colaboradores: Prolapso de válvula mitral. ( cardiopatia congênita mais comum em adultos)Leia em Colaboradores o artigo: Transtorno de Ansiedade.

  97. renato disse:

    Doutor DEUS ABENCOE! A 11 MESES DESCOBRI QUE TENHO PROLAPSO M.ANTES AS PALPITACOES NAO ERAM SEMPRE, MAS AGORA TEM SIDO TODOS OS DIAS E COM ELA A FALTA DE AR TREMOR INTERIOR E TONTURA .ESTOU MUITO PREUoCUPADO. TENHO 38 ANOS VIVO MOÇAMBIQUE. QUANDO TENHO AS CRISES TOMO 1 COMPRIMIDO[aprozalam 0,5 mg ] aguardo resposta obrigado

  98. cardiologista rui peixoto disse:

    Adriana, o melhor exame para diagnóstico de arritmias, mesmo em coração saúdavel é Holter ( eletrocardiograma de 24 horas).O exame correlaciona os sintomas com os achados eletrocardiográficos. ( coloca o gravador Holter e um diario para anotar os sintomas )Fale com o seu cardiologista.Leia, em colaboradores o artigo: Transtorno de ansiedade.

  99. cardiologista rui peixoto disse:

    Vanusia, leia em colaboradores o artigo: Transtorno de ansiedade. A depressão é recidivante em até 7o% dos pacientes.

  100. Vanusia disse:

    Boa tarde doutor eu tive uma depressao sentia meu coração disparado, e vivo com medo de morrer de uns dia pra ca venho sentindo uma queimação no peito , sinto vontatde de arrotar e quando arroto alivia um pouco minha pressao é normal e hoje sentir meu coração adormecer e irradia pra o meu braço esquerdo tenho 37anos e não sou diabetica

  101. Adriana disse:

    Dr. estou tendo taquicardia como se meu coração acelerasse fora do ritmo por alguns miléssimos de segundos e depois volta ao normal.Fui no cardio e ele disse que n era nada.Tenho Transtorno de Ansiedade.Fico ansiosa com medo de sentir isto.Uso Atenolol para controlar a taquicardia.Ansiedade causa todos estes sintomas?
    Obrigada!

  102. cardiologista rui peixoto disse:

    Thiago, alterações inespecíficas não são originadas por problemas cadíacos ( senão seriam específicas).HBAE é comum em obesos, na gravidez, achado ocasional .( congênito) Em tempo é comum na hipertensão arterial.( pressão alta.)

  103. Thiago disse:

    fiz vários exames recentemente para admissão em orgão publico todos deram normais, com exceção do eletrocardiograma cujo resultado foi: HBAE e alteraçõe inespecíficas de repolarização ventricular, o que isso significa, será que tenho alguma doença grave no coração? lembrando q tenho 25 anos e não tenho histórico de doença cadiaca na famíla.

  104. cardiologista rui peixoto disse:

    Keile, o hipertireoidismo é responsavel por 30% das taquicardias supraventriculares e sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. Leia, em colaboradores Transtornos de ansiedade e consulte um endocrinologista.

  105. cardiologista rui peixoto disse:

    Elizabeth, o bloqueio de ramo direito, quase sempre é um achado ocasional, de origem congênita.Pode, também, estar associado a outra cardiopatia congênita em adultos.( Prolapso de vávula mitral, defeitos de septo interatrial etc..) Fique tranquila.Consulte um cardiologista.

  106. Elizabeth Guedes disse:

    Doutor, meu filho tem apenas 15 anos e ao fazer um eletrocardiograma para risco cirúrgico (ele vai operar ginecomastia)deu bloqueio do ramo direito. É preocupante?

  107. keile disse:

    Doutor, tenho 25 anos, nõa tenho problemas com pressão alta, nem diabetes e nem colesterol, no passado fiz eletrocardiograma pq o médico suspeitava que eu poderia ter um sopro, porém nada mostrou. Últimamente sinto arritimias cardíacas, uma espécie de pressão em baixo da estensão do peito esquerdo (mama), já fiz os exames pelos sintomas e apareceu uma alteração de hipertireoidisco que ainda não fui tratar. Pelo que sei estes sintomas parecidos com ansiedade são caracteristicos do hipertireodismo pq não estou ansiosa nem stressada com nada, sou bem tranquila. semana passada me deu uma dor na veia do pescoço do lado esquerdo, próximo clavicula, depois ela baixo para a parte alta do peito (sobre a mama). O que pode ser, morro de medo de ter problemas cardíacos. OBS: Geralmente os incômodos são a noite,por 2 vezes acordei com arritimias, parecendo assustada. Agradeço respostas.

  108. cardiologista rui peixoto disse:

    José Aparecido, o bloqueio de ramo direito quase sempre é congênito.Pode estar associado a doença de Chagas e cardiopatias congênitas em adultos.Fique tranquilo.Consulte um cardiologista.

  109. jose aparecido disse:

    Doutor fiz um eletrocardiograma e deu bloqueio do ramo direito o que é isso por favor me explique e isso vem de onde tenho algum problema grave

  110. cardiologista rui peixoto disse:

    João, o bloqueio de ramo direito a incidencia de ser congênito é muito elevada.Sem problemas.. Mas pode estar associado a Doença de Chagas e a outras cardiopatias congênitas. ( CIA- comunicação interatrial)Consulte um cardiologista.

  111. joao silva disse:

    dr:rui eu vou fazer uma cirurgia da coluna e colocar aparelho na coluna,tenho 2 perguntas a fazer para o senhor:meu medico solicitou um exame de eletro do coraçao,esse exame constatou ritmo sinusal e tambem bloqueio do ramo direito.isso é gravre?por favor me responda obrigado

  112. cardiologista rui peixoto disse:

    Silenildo, leia em colaboradores o artigo: Transtornos de Ansiedade.

  113. silenildo disse:

    estou sentindo direto umas fisgadas no peito ao respirar,gostaria de saber o que poderia ser isso,tenho as vezes sensaçoes de que tem um ar preso porque meu coraçao bate de forma diferente.

  114. cardiologista rui peixoto disse:

    Luiz, a história genética é fator importante quando não iniciamos a prevenção primária e/ou secundária.( colocação de Stent). A dor toracica não coronariana, por refluxo gastro esofágico, esofagite e/ou hernia hiatal o diagnóstico é clínico. Stent permeavel, significa que não tem isquemia residual. Discopatia cervical, tendinite porque não? Transtorno de ansiedade?.Converse com o seu cardiologista.

  115. Luiz Carlos Nery disse:

    Tenho 59 anos e tive um IAM em 18/06/2008 e coloquei um Stent biologico (oclusão da coronaria direita), sem outras comprometidas
    Sempre fiz revisão periódica (normal, não sou hipertenso, diabetico ou tabagista, apenas tenho antecedentes na familia (pai faleceu após p 3º infarto e um irmão mais velho teve um IAM e colocou 2 pontes safenas e uma mamaria). Então conclui fator de risco Antecedentes familiar e Stres, pois sou profissional liberal. Sempre fui atleta com caminhadas e coridas de até 10 km 2 x semanas e taxa de colesterol total de 206. Tbm não sou obeso
    Em 12/2008 fiz uma angiotomografia coronariana, cujo resultado mostrou boa permeabilidade do Stent e sem outras alterações.
    Apesar disso de vez em quando sinto dor torácica, principalmente qdo estou diante do computador flexão do torax diante da tela. Pensei que pudesse ser devido ao uso do Stent, mas não obtive resposta nem com meu cardiologista e nem na Internet. NO que poderia ser? Refluxo, Esofagite ou Dor provocada pelo Stent (é possivel). Tbem não tenho problema de coluna. O que devo fazer, por favor responda-me
    Obrigado Luiz

  116. Rogério disse:

    OK Doutor obrigado pelo esclarecimento.

  117. cardiologista rui peixoto disse:

    Rogerio, leia em Colaboradores o artigo: Cardiopatia congênita em adultos: Defeito do septo interatrial.

  118. Rogério disse:

    Olá Doutor.

    Tenho 3 filhos uma menina de 17 outra menina de 14 e um menino de 09, a de 14 e o menino de 9 foram diagnosticados desde o nascimento um sopro inocente, que estão sendo monitorados todos estes anos e estão presentes ainda. A minha filha de 17 nunca foi percebido nada pelos pediatras, recentemente resolvemos analisar ela tbem e a Médica Cardiologista percebeu que ela tem, pediu um ecocardiograma e um eletro, o Eco ja esta pronto e deu um resultado de FORAME OVAL PÉRVIO, gostaria de saber se é disso o sopro que ela percebeu só agora ou é algo mais grave, gostaria de um esclarecimento pois ela tem consulta só em julho com a Dra.
    Fico no aguardo.

    Obrigado.

  119. cardiologista rui peixoto disse:

    Susi, baixa voltagem no eletrocardiograma: obesidade ou hipotireoidismo.( causas mais comuns). As palpitações podem ser manifestações de Transtorno de Ansiedade. Leia em Colaboradores o artigo sobre ansiedade.

  120. susi disse:

    ola doutor ,eu tenho muita palpitação fiz um eletrocardiograma ,e ele disse que nao tinha nada de grave,mas escreveu no exame baixa voltagem dipisa, não sei o que significa, o que é?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 198 outros seguidores